Artrose na coluna tem cura?

artrose na coluna tem cura

Artrose na coluna tem cura?

Muitas pessoas se questionam se artrose na coluna tem cura. Realmente é uma indagação muito pertinente, uma vez que o quadro pode comprometer seriamente a qualidade de vida dos pacientes e igualmente a realização de atividades diárias, a depender do grau em que a mesma se manifesta.

A artrose na coluna se configura como um desgaste progressivo na cartilagem presente nas articulações da coluna. Tal progressão pode predispor o paciente a desenvolver outras condições na coluna, como osteófitos ou a espondilolistese.

+ Espondilolistese

O desgaste progressivo ocorre em todos os indivíduos como um processo natural (com isso acaba sendo uma manifestação comum na população idosa), mas também pode ser acelerado por alterações genéticas ou hereditárias.

Quais condições favorecem o desgaste da coluna?

artrose na coluna tem curaAlém das alterações hereditárias ou genéticas já mencionadas, movimentos errados e repetitivos realizados com a coluna de forma constante, seja devido a profissão do indivíduo ou por conta da má execução do movimento técnico no esporte, por exemplo. Os extremos sempre são ruins para a coluna vertebral, isto é, o sedentarismo extremo ou até o sobreuso da sua estrutura.

Embora a artrose possa aparecer em qualquer região da coluna, esta condição tende a ser mais comum na lombar e na cervical devido ao constante movimento e carga aplicada sobre estas áreas.

+ Artrose na coluna

Dentre os principais sintomas relacionados com o quadro está a dor, a rigidez para movimentação, o que pode acabar limitando a realização de atividades simples e comprometer a vida do indivíduo, além da dormência e formigamento nos membros. Em casos mais acentuados, pode haver perda de força muscular.

Mas afinal, a artrose na coluna tem cura ou não?

O quadro clínico da artrose na coluna não possui cura, infelizmente, e se faz necessário que o paciente aprenda a conviver com a artrose, porém saiba como tratá-la e ter uma boa qualidade de vida sem dor.

Todavia, atualmente existem diversos tipos de tratamentos e medidas que auxiliam a minimizar os incômodos causados pela artrose, além de diminuir a velocidade da progressão do quadro.

No caso da artrose na coluna, o tratamento consiste no acompanhamento com um especialista em coluna que irá avaliar globalmente o problema e traçar planos terapêuticos (analgésicos, bloqueios articulares, programas de reabilitação motora, exercícios recomendados e a serem evitados, etc). A fisioterapia também é um excelente adjuvante ao tratamento em alguns casos.

+ Fisioterapia

O médico irá avaliar toda a sintomatologia do paciente para indicar o melhor tratamento para o caso em específico, a fim de promover a ele melhor qualidade de vida e bem-estar.

Como o tratamento é feito?

artrose na coluna tem curaO tratamento, como mencionado acima, leva em consideração o grau de artrose de cada paciente e pode envolver o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios na fase inicial.

Quando o paciente não apresenta uma resposta satisfatória com o uso destes medicamentos, o uso de analgésicos mais potentes pode ser prescrito, ou até mesmo algum procedimento minimamente invasivo local (bloqueios e infiltrações).

+ Infiltração na coluna

Em todos os casos, quem deve fazer a orientação deve ser o médico especialista em coluna, que irá avaliar o quadro e prescrever um tratamento de acordo. Não se auto-medique.

É possível prevenir a artrose na coluna?

Embora a coluna possa sofrer com o desgaste natural na cartilagem das suas articulações, existem alguns cuidados que podem prevenir a estrutura vertebral da artrose. Por exemplo, fazer exercícios físicos acompanhado de um profissional pode evitar uma sobrecarga inadequada e a má execução dos movimentos.

exercitando as costasPara profissionais que trabalham com o carregamento de peso, se faz necessária uma atenção redobrada quanto a manutenção da boa postura durante todo o processo para evitar lesões, e claro, o desenvolvimento da própria artrose.

Ter uma alimentação saudável, assim como controlar o peso, também é uma das formas de prevenir a artrose da coluna, tendo em vista que o excesso de peso causa uma carga excessiva sobre a cervical e lombar, favorecendo o desgaste prematuro da região.

Por isso, se você sofre com incômodos na região da coluna, não deixe de procurar o acompanhamento de um especialista em coluna para a investigação do quadro. O diagnóstico precoce, possibilita melhores formas de tratamento para evitar a progressão da artrose da coluna.

Luciano Pellegrino - Doctoralia.com.br

Leia Mais

Sem comentários

Deixe seu comentário