Medicamentos para a coluna

Medicamentos para a coluna

Medicamentos para a colunaO tratamento medicamentoso para a dor na coluna ou a dor irradiada para os braços ou pernas visa, principalmente, amenizar ou suprimir os sintomas para que o paciente possa ter uma reabilitação adequada.

As medicações disponíveis para o controle da dor podem ser analgésicos simples, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, corticoides, medicações para dor neuropática, analgésicos opioides e até mesmo medicações injetáveis hospitalares.

Tudo dependerá do tipo de problema apresentado pelo paciente, além do nível da dor que está acometendo o indivíduo. A partir da avaliação do ortopedista especialista em coluna, medicamentos serão prescritos para amenizar tais incômodos.

Em quais casos os medicamentos para coluna são prescritos?

Os medicamentos para a coluna podem ser prescritos em casos onde a dor compromete as funcionalidades do paciente, a fim de diminuir tal aflição até que o tratamento ideal seja realizado, como a fisioterapia ou um procedimento cirúrgico.

Vale destacar também que estes fármacos podem ser prescritos para auxiliar os pacientes que se encontram em reabilitação pós-cirúrgica, com o objetivo de auxiliar na sua recuperação. Dentre os problemas mais reincidentes que exigem medicamentos estão:

Dores na coluna

medicamentos para colunaAs dores na coluna podem ser oriundas de uma série de fatores, desde hérnias discais, até problemas estruturais, como a escoliose. Tais condições causam dores constantes e exigem o acompanhamento de um ortopedista especialista em coluna para a prescrição de medicamentos que controle a dor.

Lesões musculares

As lesões musculares, sejam elas agudas ou crônicas, causam dores e limitação de movimentos aos indivíduos que sofrem com este problema. Os medicamentos prescritos podem ser desde anti-inflamatórios até relaxantes musculares.

Recuperação pós-cirúrgica

Após cirurgias, o corpo precisa se recuperar, uma vez que sofreu agressões de um procedimento invasivo e efeitos colaterais, como inchaço e inflamação, podem ser apresentados.

Quais os tipos de medicamentos para coluna?

Há uma série de medicamentos para a coluna que podem ser prescritos pelo ortopedista especializado. Contudo, antes desta prescrição, é sempre necessária a investigação do caso para que os fármacos sejam atestados, como:

medicamentos para coluna

Analgésicos

Analgésicos são medicamentos que interrompem os nervos que causam a percepção da dor. Para quadros como cervicalgias, lombalgias ou até mesmo hérnia de disco, estes fármacos podem auxiliar na diminuição de dores no quadro, especialmente se o incômodo se irradia para outras articulações, como pernas ou braços.

Anti-inflamatórios

Os anti-inflamatórios atuam, especialmente, quando há um trauma muscular ou articular. A inflamação é uma resposta do organismo para tentar conter e reparar aflições, como uma pancada ou até mesmo, fratura. Estes medicamentos controlam esta condição, diminuindo o inchaço, vermelhidão e febre no local da dor.

medicamentos para coluna

Corticoides

Corticoides, em grande parte dos casos, são utilizados para o tratamento de doenças autoimunes, como artrite e artrose. Estes medicamentos são parecidos com hormônios produzidos pelo corpo, como o cortisol e aldosterona, por isso, sua prescrição deve ser controlada.

Relaxantes musculares

Este medicamento é prescrito para pacientes que possuem problemas agudos na coluna e paralisias cerebrais, a fim de diminuir a dor e controlar os espasmos musculares. Contudo, quadros crônicos também podem ser aplicados a este fármaco.

Atenção ao uso dos medicamentos para coluna

medicamentos para colunaVale destacar que o uso de fármacos não consiste em uma única forma de tratamento. Estes remédios agem como um complemento a outras técnicas, como a fisioterapia, RPG, procedimentos minimamente invasivos e cirurgias mais complexas.

Além do mais, o paciente só deve tomar remédios para a coluna quando há a orientação e prescrição de um ortopedista especializado, visto que o uso indiscriminado de tais substâncias podem causar efeitos colaterais desagradáveis.

Por isso, se você sente incômodos articulares, seja na coluna ou em outras áreas do corpo, não deixe de procurar o acompanhamento de um ortopedista para avaliação e prescrição de medicamentos.

Toda informação é de caráter apenas informativo e não substitui uma avaliação médica com um Especialista em Coluna.

Leia Também

acupuntura

Acupuntura

Com a utilização de agulhas, a Acupuntura é uma técnica que promove o processo de autocura do corpo por meio da estimulação de pontos específicos que geram a desinflamação local.

fisioterapia

Fisioterapia

A Fisioterapia é uma técnica essencial junto da ortopedia, seja para a reabilitação motora ou para controle da dor do paciente, promovendo uma melhor percepção corporal e fortalecimento articular.

rpg

RPG

A Reeducação Postural Global é uma técnica que visa exercícios a fim de melhorar a postura do paciente, prevenindo e tratando problemas que podem acometer a estrutura.