Protrusão Discal e Abaulamento Discal

Protrusão Discal e Abaulamento Discal

A protrusão discal e abaulamento discal são termos médicos muito freqüentes quando falamos de problemas da coluna vertebral.

Protrusão e Abaulamento DiscalMuitas pessoas se assustam com diagnósticos e laudos de exames referindo “desidratação discal”, “protrusão do disco”, “protrusão discal”, “abaulamento discal”, “degeneração discal“, “abaulamento discal difuso“, “degeneração do disco“, “protusão discal“, “hérnia de disco“.

Esses termos e diagnósticos nem sempre devem levar à preocupação, pois a maioria dos indivíduos apresenta algum grau de degeneração do disco intervertebral (desidratação do disco) ao longo da vida sem apresentar sintomas correspondentes.

O que é a Doença Degenerativa do Disco?

A Doença degenerativa do disco está tipicamente associada com o envelhecimento, isto é, irá ocorrer em todas as pessoas.

Protrusão e Abaulamento DiscalCom o avançar da idade, seus discos, assim como outras articulações do corpo, degeneram (desgastam). Isso é uma alteração natural do envelhecimento e é como seu corpo lida com anos de esforço, uso excessivo, e talvez até mesmo o uso indevido. No entanto, alguns pacientes muito jovens e até mesmo adolescentes já podem ter degenerações acentuadas. Alguns casos podem ter relação com a hereditariedade (histórico familiar) e outros podem estar relacionados a sobrecargas excessivas ao disco intervertebral.

Os discos intervertebrais são estruturas que funcionam como “amortecedores” entre os ossos da coluna (vértebras). Normalmente eles apresentam um conteúdo líquido e protéico em seu interior (núcleo pulposo) e são envoltos por uma cápsula fibrosa (ânulo fibroso). Além de amortecerem os impactos, permitem uma mobilidade fisiológica e normal entre as vértebras.

A doença degenerativa do disco inicia com a perda da flexibilidade e elasticidade do disco. Nessa fase inicial ocorre desidratação do interior do disco e sinais inflamatórios ao seu redor. A medida que ocorre a progressiva desidratação do disco, ele torna-se mais rígido e perde sua altura normal. A rigidez do disco pode limitar seu movimento e eventualmente causar dor local pelo processo inflamatório associado. Os sintomas mais comuns, quando presentes, são de dor na coluna cervical e/ou dor na coluna lombar.

Quais as causas da protusão discal e abaulamento discal?

A protusão discal e o abaulamento discal ocorrem devido a um processo natural da senilidade, visto que com o passar dos anos, o uso constante da estrutura vai se desgastando.

Contudo, existem atitudes que favorecem este desgaste prematuro, como atividades físicas executadas de maneira errada ou profissões que geram movimentos excessivos e constantes da coluna, exigindo que a coluna, de maneira geral, vá além de sua capacidade.

Quais os sintomas da protusão discal e abaulamento discal?

Quando há a presença destes quadros, há o desgaste dos discos, fazendo com que haja o atrito entre as vértebras, gerando dores constantes ao paciente, além de provocar a limitação de movimentos.

Este tipo de sintoma ocorre justamente por conta da função discal, que dá uma maior flexibilidade à coluna. Além disso, o contato constante entre as vértebras, favorece o desenvolvimento de osteófitos, porções ósseas se formam devido ao desgaste da estrutura.

Como é feito o diagnóstico da protusão discal?

O diagnóstico da protusão discal é feito pelo ortopedista especialista em coluna, que irá realizar testes clínicos, além exames de imagem para avaliar a condição do disco e qual o tratamento mais indicado, de acordo com a evolução do quadro do paciente.

Os exames de imagem, neste caso, são de suma importância para determinar o grau do problema, visto que na avaliação é possível ver o quão o disco intervertebral está desidratado.

Como prevenir a protusão discal?

A prevenção para a protusão discal, embora seja uma doença que esteja comumente atrelada ao envelhecimento, o problema pode acometer os mais jovens por conta de fatores como a hereditariedade e hábitos prejudiciais que favorecem o desgaste prematuro dos discos.

Portanto, é preciso manter o peso ideal, para que a coluna não sobrecarregue suas estruturas adjacentes. Além disso, praticar atividades físicas de forma regular e abolir hábitos que provocam o desgaste estrutural, também é uma das formas de prevenção deste problema.

Qual a diferença desses termos: Desidratação discal, protrusão discal, abaulamento discal e hérnia discal?

Todos esses termos são nomenclaturas comumente usadas na prática médica para caracterizar que existe doença degenerativa do disco na coluna vertebral.

Protrusão e Abaulamento DiscalDesidratação Discal

A desidratação discal é a primeira fase de desgaste do disco. Nessa fase o disco está no seu lugar habitual (entre as vértebras), porém tem uma alteração de sinal na ressonância magnética pela perda de água. Pode ou não haver achatamento do disco nesse estágio.

Protusão Discal e Abaulamento Discal

A protrusão discal e abaulamento discal são termos sinônimos que indicam uma segunda fase de desgaste do disco. Nessa fase está presente algum deslocamento do disco da sua posição habitual. Esse deslocamento geralmente é para a região do canal vertebral onde está a medula espinhal e raízes nervosas. Nesse estágio a cápsula fibrosa do disco (ânulo fibroso) está íntegra. Portanto, não há extravasamento do conteúdo interno do disco (núcleo pulposo).

É muito importante correlacionar as imagens do paciente com a história clínica e exame físico, pois a maioria das protrusões/abaulamentos não causam sintomas. Nem sempre precisam ser tratadas. Por isso a importância de sempre passar em avaliação médica.

Hérnia Discal

A hérnia discal é a fase subsequente de deslocamento do disco. Nessa fase geralmente ocorre ruptura da cápsula fibrosa do disco (fissura do ânulo fibroso). Com isso, a chance de compressão neurológica e sintomas é maior.

Protrusão e Abaulamento Discal

Entretanto, também é possível o achado de hérnia de disco no exame de imagem e o paciente não apresentar qualquer sintoma. Tudo dependerá do tempo de evolução e se há ou não compressão de estruturas neurológicas. A maioria dos casos são passíveis de tratamento conservador. A cirurgia da coluna está indicada em uma minoria dos pacientes.

Sempre faça uma avaliação médica para determinar o correto diagnóstico e tratamento. A simples informação técnica dos laudos dos exames não é suficiente para diagnóstico e tratamento. É fundamental o exame clínico de cada paciente e a análise das imagens.

Agende uma consulta com Dr. Luciano Pellegrino

    Unidade de preferência:

    Telefone: (11) 3459-2128

    Whatsapp: (11) 95020-1592

    Horário: Segundas e Quartas das 08h00 às 18h00 | Terças e Quintas das 08h às 20h | Sextas das 08h às 17h

    Luciano Pellegrino - Doctoralia.com.br
    12 Comments
    • Albeny
      Posted at 10:24h, 26 novembro Responder

      É possível sentir a protrusão discal ou abaulamento com o toque das mãos na lombar.? Estou com um caroço nessa região

      • Dr. Luciano
        Posted at 08:46h, 02 março Responder

        Olá Albeny,
        Não. A protrusão discal ou abaulamento discal é uma alteração do disco intervertebral que fica muito profunda na coluna, não é palpável. O que pode haver é uma contratura muscular pela dor. Isso sim é palpável.

    • Beatriz Grauth
      Posted at 22:25h, 19 março Responder

      A protrusão discal causa tremores nas mãos e fortes dores nos dedos ? Além disso, sentir pulsações na região dos braços é normal?

      • Dr. Luciano
        Posted at 10:32h, 22 março Responder

        Olá Beatriz! A protrusão discal, se comprimir alguma raiz (nervo) da coluna cervical, pode causar esses sintomas dolorosos e até tremores. Porém, pulsações são mais comuns em problemas vasculares. Uma situação que ás vezes confunde é a dor tipo “latejante”, que pode ser confundida com pulsações e pode sim ser originária de uma protrusão ou abaulamento discal.

    • DÉBORA PIRES SAMUEL
      Posted at 00:38h, 06 abril Responder

      Olá!
      No abaulamento e protusão da discal da cervical é normal ter muitas dores que vão para braço e mão, fazendo com que a mão fique fraca e formigando? Esses sintomas são graves?
      Obrigada!

      • Dr. Luciano
        Posted at 14:40h, 06 abril Responder

        Olá Débora, se o abaulamento ou protrusão discal estiver em contato com a raiz (nervo) que irradia para o braço e mão, pode sim dar esses sintomas. Não são necessariamente graves, mas é importante fazer uma avaliação médica para examinar o grau de força e os sintomas objetivos.

    • Pedro Norberto Fernandes
      Posted at 07:36h, 07 abril Responder

      Olá, tenho uma protusão entre a C6-C7 e tenho sentido dores como uma estaca a entrar no bíceps e no ombro, lado direito. A minha dúvida é, se posso fazer esforços físicos dado que o meu trabalho em obriga a isso.

      • Dr. Luciano
        Posted at 09:35h, 19 abril Responder

        Olá Pedro, a protrusão discal pode ter períodos sintomáticos e assintomáticos (sem sintomas). Na presença de sintomas, principalmente se irradiados para o trajeto do nervo, o ideal é evitar esforços físicos com a região até o adequado tratamento e resolução da sintomatologia.

    • Weverton Oliveira
      Posted at 14:45h, 27 abril Responder

      Olá, Dr. Luciano!
      É possível uma regressão da protusão discal ou é possível, somente, a estabilização da doença para que ela não evolua a quadros clínicos mais graves?

      • Dr. Luciano
        Posted at 09:41h, 28 abril Responder

        Olá Weverton!
        Sim! É possível uma diminuição do componente protruso do disco com um bom tratamento clínico de fortalecimento muscular da região que estabiliza a coluna vertebral. A protrusão discal tem ótimo prognóstico na maioria dos casos.

    • Joyce
      Posted at 20:53h, 26 maio Responder

      Olá, um abaulamento pode causar espasmos musculares além de dores lombares? Obrigada

      • Dr. Luciano
        Posted at 08:13h, 27 maio Responder

        Olá Joyce! Sim, dependendo da localização pode tocar uma raiz/nervo e levar a espasmos musculares.

    Comentar