A protrusão discal e abaulamento discal são termos médicos muito freqüentes quando falamos de problemas da coluna vertebral.
Muitas pessoas se assustam com diagnósticos e laudos de exames referindo “desidratação discal”, “protrusão do disco”, “protrusão discal”, “abaulamento discal”, “degeneração discal“, “abaulamento discal difuso“, “degeneração do disco“, “protusão discal“, “hérnia de disco“.
Esses termos e diagnósticos nem sempre devem levar à preocupação, pois a maioria dos indivíduos apresenta algum grau de degeneração do disco intervertebral (desidratação do disco) ao longo da vida sem apresentar sintomas correspondentes.
A Doença degenerativa do disco está tipicamente associada com o envelhecimento, isto é, irá ocorrer em todas as pessoas.
Com o avançar da idade, seus discos, assim como outras articulações do corpo, degeneram (desgastam). Isso é uma alteração natural do envelhecimento e é como seu corpo lida com anos de esforço, uso excessivo, e talvez até mesmo o uso indevido. No entanto, alguns pacientes muito jovens e até mesmo adolescentes já podem ter degenerações acentuadas. Alguns casos podem ter relação com a hereditariedade (histórico familiar) e outros podem estar relacionados a sobrecargas excessivas ao disco intervertebral.
Os discos intervertebrais são estruturas que funcionam como “amortecedores” entre os ossos da coluna (vértebras). Normalmente eles apresentam um conteúdo líquido e protéico em seu interior (núcleo pulposo) e são envoltos por uma cápsula fibrosa (ânulo fibroso). Além de amortecerem os impactos, permitem uma mobilidade fisiológica e normal entre as vértebras.
A doença degenerativa do disco inicia com a perda da flexibilidade e elasticidade do disco. Nessa fase inicial ocorre desidratação do interior do disco e sinais inflamatórios ao seu redor. A medida que ocorre a progressiva desidratação do disco, ele torna-se mais rígido e perde sua altura normal. A rigidez do disco pode limitar seu movimento e eventualmente causar dor local pelo processo inflamatório associado. Os sintomas mais comuns, quando presentes, são de dor na coluna cervical e/ou dor na coluna lombar.
A protusão discal e o abaulamento discal ocorrem devido a um processo natural da senilidade, visto que com o passar dos anos, o uso constante da estrutura vai se desgastando.
Contudo, existem atitudes que favorecem este desgaste prematuro, como atividades físicas executadas de maneira errada ou profissões que geram movimentos excessivos e constantes da coluna, exigindo que a coluna, de maneira geral, vá além de sua capacidade.
Quando há a presença destes quadros, há o desgaste dos discos, fazendo com que haja o atrito entre as vértebras, gerando dores constantes ao paciente, além de provocar a limitação de movimentos.
Este tipo de sintoma ocorre justamente por conta da função discal, que dá uma maior flexibilidade à coluna. Além disso, o contato constante entre as vértebras, favorece o desenvolvimento de osteófitos, porções ósseas se formam devido ao desgaste da estrutura.
O diagnóstico da protusão discal é feito pelo ortopedista especialista em coluna, que irá realizar testes clínicos, além exames de imagem para avaliar a condição do disco e qual o tratamento mais indicado, de acordo com a evolução do quadro do paciente.
Os exames de imagem, neste caso, são de suma importância para determinar o grau do problema, visto que na avaliação é possível ver o quão o disco intervertebral está desidratado.
A prevenção para a protusão discal, embora seja uma doença que esteja comumente atrelada ao envelhecimento, o problema pode acometer os mais jovens por conta de fatores como a hereditariedade e hábitos prejudiciais que favorecem o desgaste prematuro dos discos.
Portanto, é preciso manter o peso ideal, para que a coluna não sobrecarregue suas estruturas adjacentes. Além disso, praticar atividades físicas de forma regular e abolir hábitos que provocam o desgaste estrutural, também é uma das formas de prevenção deste problema.
Todos esses termos são nomenclaturas comumente usadas na prática médica para caracterizar que existe doença degenerativa do disco na coluna vertebral.
A desidratação discal é a primeira fase de desgaste do disco. Nessa fase o disco está no seu lugar habitual (entre as vértebras), porém tem uma alteração de sinal na ressonância magnética pela perda de água. Pode ou não haver achatamento do disco nesse estágio.
A protrusão discal e abaulamento discal são termos sinônimos que indicam uma segunda fase de desgaste do disco. Nessa fase está presente algum deslocamento do disco da sua posição habitual. Esse deslocamento geralmente é para a região do canal vertebral onde está a medula espinhal e raízes nervosas. Nesse estágio a cápsula fibrosa do disco (ânulo fibroso) está íntegra. Portanto, não há extravasamento do conteúdo interno do disco (núcleo pulposo).
É muito importante correlacionar as imagens do paciente com a história clínica e exame físico, pois a maioria das protrusões/abaulamentos não causam sintomas. Nem sempre precisam ser tratadas. Por isso a importância de sempre passar em avaliação médica.
A hérnia discal é a fase subsequente de deslocamento do disco. Nessa fase geralmente ocorre ruptura da cápsula fibrosa do disco (fissura do ânulo fibroso). Com isso, a chance de compressão neurológica e sintomas é maior.
Entretanto, também é possível o achado de hérnia de disco no exame de imagem e o paciente não apresentar qualquer sintoma. Tudo dependerá do tempo de evolução e se há ou não compressão de estruturas neurológicas. A maioria dos casos são passíveis de tratamento conservador. A cirurgia da coluna está indicada em uma minoria dos pacientes.
Sempre faça uma avaliação médica para determinar o correto diagnóstico e tratamento. A simples informação técnica dos laudos dos exames não é suficiente para diagnóstico e tratamento. É fundamental o exame clínico de cada paciente e a análise das imagens.
Telefone: (11) 3459-2128
Whatsapp: (11) 95020-1592
Albeny
Posted at 10:24h, 26 novembroÉ possível sentir a protrusão discal ou abaulamento com o toque das mãos na lombar.? Estou com um caroço nessa região
Dr. Luciano
Posted at 08:46h, 02 marçoOlá Albeny,
Não. A protrusão discal ou abaulamento discal é uma alteração do disco intervertebral que fica muito profunda na coluna, não é palpável. O que pode haver é uma contratura muscular pela dor. Isso sim é palpável.
Beatriz Grauth
Posted at 22:25h, 19 marçoA protrusão discal causa tremores nas mãos e fortes dores nos dedos ? Além disso, sentir pulsações na região dos braços é normal?
Dr. Luciano
Posted at 10:32h, 22 marçoOlá Beatriz! A protrusão discal, se comprimir alguma raiz (nervo) da coluna cervical, pode causar esses sintomas dolorosos e até tremores. Porém, pulsações são mais comuns em problemas vasculares. Uma situação que ás vezes confunde é a dor tipo “latejante”, que pode ser confundida com pulsações e pode sim ser originária de uma protrusão ou abaulamento discal.
DÉBORA PIRES SAMUEL
Posted at 00:38h, 06 abrilOlá!
No abaulamento e protusão da discal da cervical é normal ter muitas dores que vão para braço e mão, fazendo com que a mão fique fraca e formigando? Esses sintomas são graves?
Obrigada!
Dr. Luciano
Posted at 14:40h, 06 abrilOlá Débora, se o abaulamento ou protrusão discal estiver em contato com a raiz (nervo) que irradia para o braço e mão, pode sim dar esses sintomas. Não são necessariamente graves, mas é importante fazer uma avaliação médica para examinar o grau de força e os sintomas objetivos.
Pedro Norberto Fernandes
Posted at 07:36h, 07 abrilOlá, tenho uma protusão entre a C6-C7 e tenho sentido dores como uma estaca a entrar no bíceps e no ombro, lado direito. A minha dúvida é, se posso fazer esforços físicos dado que o meu trabalho em obriga a isso.
Dr. Luciano
Posted at 09:35h, 19 abrilOlá Pedro, a protrusão discal pode ter períodos sintomáticos e assintomáticos (sem sintomas). Na presença de sintomas, principalmente se irradiados para o trajeto do nervo, o ideal é evitar esforços físicos com a região até o adequado tratamento e resolução da sintomatologia.
Weverton Oliveira
Posted at 14:45h, 27 abrilOlá, Dr. Luciano!
É possível uma regressão da protusão discal ou é possível, somente, a estabilização da doença para que ela não evolua a quadros clínicos mais graves?
Dr. Luciano
Posted at 09:41h, 28 abrilOlá Weverton!
Sim! É possível uma diminuição do componente protruso do disco com um bom tratamento clínico de fortalecimento muscular da região que estabiliza a coluna vertebral. A protrusão discal tem ótimo prognóstico na maioria dos casos.
Luana Lourenço
Posted at 11:52h, 24 maioOlá, Dr. Tudo bem? Comecei com dor na região da cervical em janeiro e no exame de ressonância foi constatada “pequena barra disco osteofitária posterolateral e foraminal esquerda em c5-c6, com potencial compressivo sobre a raiz c6 emergente deste lado”. Faço fisioterapia 2x por mês e musculação de segunda a sexta com acompanhamento para fortalecimento da musculatura. Contudo, continuo sentindo muita dor (principalmente no ombro e nos braços) e nenhum medicamento resolveu. Tem um período estimado para essa musculatura se fortalecer e tirar a sobrecarga da cervical aliviando a dor? Ou tem mais alguma coisa que pode ser feita?
Dr. Luciano
Posted at 07:51h, 25 julhoOlá Luana! O ideal seria dar uma avaliada nessas imagens e examinar clinicamente para determinar o melhor tratamento para o seu caso.
Joyce
Posted at 20:53h, 26 maioOlá, um abaulamento pode causar espasmos musculares além de dores lombares? Obrigada
Dr. Luciano
Posted at 08:13h, 27 maioOlá Joyce! Sim, dependendo da localização pode tocar uma raiz/nervo e levar a espasmos musculares.
Sandro Gomes
Posted at 13:56h, 17 junhoOlá!
Vi algumas respostas agora muitas das que queria saber, mais tenho uma.
Se a pessoa tem protrusões discais em toda a coluna( cervical, dorsal e lombar) mas Artrose,tendinites e Epicondilites nos membros inferiores e superiores ,mesmo fazendo tratamento e estabilizando todos esses problemas, se ela trabalha com peso e repetições ela terá saúde?
Dr. Luciano
Posted at 08:58h, 04 julhoOlá Sandro, excelente pergunta. É possível sim, porém é necessária uma musculatura estabilizadora da coluna e articulações muito mais fortalecida do que uma pessoa que não trabalhe com pesos e repetições.
Rodrigo
Posted at 06:52h, 02 julhoBom dia, uma protrusão L5-S1 que faz contato (sem compressão) com uma raiz pode causar perda de sensibilidade na perna e outras regiões? Ou até afeitar o sistema digestivo? Obrigado
Dr. Luciano
Posted at 08:50h, 04 julhoOlá Rodrigo, o disco intervertebral é uma estrutura dinâmica e muitas vezes um simples contato com a raiz nervosa na posição deitada (quando está fazendo o exame de ressonância magnética) pode evoluir para uma compressão na posição sentada/em pé. Pode sim acometer a parte sensitiva na perna. O sistema digestivo já é mais raro de ser acometido nessa localização.
PAULO VILMAR LACERDA DA SILVA
Posted at 20:13h, 02 julhoTenho protusão na c6 e c7 com dores . espasmos e perda de força nas pernas
Isso requer cirurgia
Pois já fiz fisioterapia e não adiantou
Dr. Luciano
Posted at 08:48h, 04 julhoOlá Paulo, nem sempre. O ideal é fazer uma avaliação clínica e reavaliar essas imagens p/ correlacionar os achados e definir a melhor conduta.
Bruna
Posted at 22:02h, 08 julhoMinha ressonância deu esse resultado meu caso é cirúrgico ?
abaulamento discal na L2 L3 L4 L5 L5 – S1 comprimindo as raizes L5
Dr. Luciano
Posted at 07:48h, 25 julhoOlá Bruna! Não necessariamente. Tudo irá depender dos sintomas clínicos. A maioria dos casos são passíveis de tratamento clínico.
Ana Palhares
Posted at 16:11h, 23 julhoOlá, entre a L4 e L5 já não tenho o corpo vertebral, apenas está osso com osso.
Nestas duas últimas semanas tenho tido contraturas musculares. Pode ser por a L4 e L5 estarem muito danificadas?
Estou à 2 semanas cheia de dores , com anti inflamatório e relaxante muscular mas não passa.
Dr. Luciano
Posted at 07:47h, 25 julhoOlá Ana!
Provavelmente houve um desgaste acentuado do disco entre L4-L5, que é um amortecedor entre as vértebras. O sintoma de dor e contratura muscular pode ser causado por isso sim. O ideal é fazer uma avaliação clínica para determinar o melhor tratamento.
Raquel Labriola Soares
Posted at 13:25h, 15 setembroOlá Sinais doutor! Gostaria de saber se é normal sentir dores nas costas, pernas e esparmos com esse resultado da minha ressonância magnética. desidratação discal em L5-S1. Osteofitose marginal anterior aos corpos vertebrais. Alterações degenerativas incipientes das articulações interapofisárias no segmento lombar inferior. Pequenos abaulamentos discais posteriores difusos em L4-L5 e L5-S1, comprimindo a face ventral do saco dural, determinando leve redução da amplitude dos foramenes de conjugações correspondentes correspondentes bilateralmente.
Dr. Luciano
Posted at 13:53h, 15 setembroOlá Raquel! Esse resultado é muito frequente em ressonância magnética da coluna e indica um desgaste nos discos e na parte osteoarticular da coluna vertebral. A dor local e até irradiada para as pernas, com espasmos, pode estar presente se a musculatura local não estiver bem fortalecida ou eventualmente haja alguma compressão neurológica (inclusive parece haver algum grau de compressão – “redução da amplitude dos foramens…”). O ideal é fazer um exame físico e avaliar com as imagens para um correto diagnóstico e tratamento.
Leonardo Ribeiro
Posted at 18:32h, 06 novembroOlá Dr Luciano. bom dia.
minha Impressão diagnóstica:
– Discopatia lombar degenerativa.
– Abaulamento discal difuso no nível L4-L5, tocando a face ventral do saco dural.
– Abaulamento discal assimétrico no nível L5-S1, tocando a face ventral do saco dural e se estendendo
aos limites inferiores dos forames neurais, tendo maior componente extraforaminal à esquerda, notando-
se sinais de conflito com as raízes emergentes de L5 (principalmente à esquerda).
fazendo infiltração/bloqueio resolveria meu problema? ou partiria pra um Pilates, etc.
sinto muitas dores, limitando os movimentos!
Dr. Luciano
Posted at 10:12h, 07 novembroOlá Leonardo, a infiltração/bloqueio pode ser uma opção. Mas o ideal é examinar clinicamente antes para determinar o trajeto correto da dor e se corrobora com os achados da ressonância magnética. Importante avaliar também qual foi o tratamento clínico prévio realizado e se há espaço para um novo tratamento conservador antes. O pilates é um ótimo exercício para reabilitar após a melhora da dor e do quadro inflamatório. Converse sobre esses pontos com seu médico.
Maria José Marinita
Posted at 21:46h, 08 novembroBoa Noite. Dr. Quem tem abaulamento discal L5 S1 Sente dores na perna com pinicão é normal?
Dr. Luciano
Posted at 09:11h, 09 novembroOlá Maria José. Esses são sintomas possíveis sim. O ideal é fazer um correto diagnóstico e tratamento.
Flavio Scarparo
Posted at 11:07h, 22 maioBom dia Dr.
Eu tenho protusão e abaulamento discal.. É normal ter dores tb na virilha direita?
Fiz 10 sessões de fisioterapia (o que de certa forma melhorou) – mas ainda sinto essas dores (costa e virilha).
O que devo fazer?
Estou preocupado se realmente a dor na virilha tem relação com o abaulamento e protusão discal.
Muito obrigado.
Dr. Luciano
Posted at 11:32h, 25 novembroOlá Flavio, dependendo da localização da sua protrusão/abaulamento pode sim causar dor irradiada na virilha. O ideal é fazer uma reavaliação com seu médico.
Beatriz
Posted at 12:18h, 30 maioboa tarde doutor.
meu marido tem Redução na amplitude dos forames neurais de L4-L5.
Redução da espessura e da intensidade de sinal dos discos intervertebrais de L3-L4 e L4-L5,
indicativo de degeneração.
Artrose interapofisária lombar incipiente.
Volumosa protrusão discal posterolateral direita em L4-L5, comprimindo o saco dural e a raíz
nervosa L5 deste lado.
Mínima protrusão discal difusa em L4-L5,
Dr. Luciano
Posted at 15:36h, 31 maioOlá Beatriz, o ideal é ele fazer uma exame clínico com um médico para determinar quais raízes estão acometidas e correlacionar com esse resultado do exame de imagem. Provavelmente a protrusão L4-L5 deve estar dando mais sintoma.
Bruno
Posted at 17:23h, 05 junhoBoa tarde Doutor,
Estou com uma dor interna na região do cóccix.
Realizei uma tomografia e descobri que tenho uma protrusão discal na L5 S1,
Minha pergunta é: Por isso que sinto essa dor?
Dr. Luciano
Posted at 11:36h, 25 novembroOlá Bruno, em alguns casos a dor no cóccix pode ser originária de uma compressão neurológica em L5-S1. Porém, na maioria dos casos a dor é originada do próprio cóccix.
Ivone Rodrigues
Posted at 13:00h, 02 agostoOlá dr na minha TC deu L5 -S1 abaulamento fiscal difuso, sem repercussão neural e espondilose incipiente. Isso pode causar dor na pelve? Sinto uma dor localizada na pelve lado esquerdo, e dor no quadril e virilha . Help please!
Dr. Luciano Pellegrino
Posted at 15:16h, 08 agostoOlá Ivone, dependendo a localização desse abaulamento L5-S1 pode sim causar esse sintoma. Seria interessante complementar com um exame físico da região e talvez um exame de imagem mais detalhado.
Dr. Luciano
Posted at 10:06h, 29 agostoOlá Ivone! É difícil lhe dar uma opinião sem examinar. O ideal seria fazer uma exame físico e talvez complementar com mais imagens da região.
Dr. Luciano Pellegrino
Posted at 15:13h, 08 agostoOlá Aparecida, na maioria dos casos o tratamento clínico é efetivo e conseguimos evitar cirurgias. Mas seria importante fazer um exame físico detalhado e avaliar os exames já realizados.
Ândrea Feitosa
Posted at 18:01h, 18 agostoBoa noite Dr., o que quer dizer L 4 – L 5 com desidratação parcial associada a discreto abaulamento discal difuso que comprime a face ventral do saco dural? E com esse diagnóstico posso praticar corridas regularmente?
Dr. Luciano
Posted at 10:04h, 29 agostoOlá Andrea, essa é uma alteração comum em exames de ressonância magnética acima dos 30 anos de idade. Nada mais é que um desgaste do disco. Grande parte dos casos não causam sintomas, mas na presença de sintomas sempre é bom procurar avaliação médica. A prática de corrida e atividades físicas é recomendada quando não há sintomas e após uma avaliação profissional.
Ana Paula Miranda
Posted at 14:14h, 03 outubrono exame do meu esposo deu: Discreta protrusão discal central de base larga no nível de L5/S1, tocando a face ventral do saco dural. O que isso quer dizer?
Dr. Luciano
Posted at 11:47h, 25 novembroOlá Ana Paula! Depende. A maioria desses casos não deve levar a preocupação. Se ele não tiver sintomas relacionados a esse disco, provavelmente não tem significância clínica (apenas um achado de exame de imagem normal na população). Se ele apresentar sintomas compatíveis, aí sim deve iniciar um tratamento específico.
Walyson
Posted at 19:56h, 03 novembroOlá Dr. Luciano.
Na minha ressonância de alteração de sinal de gordura nos cantos anteriores do corpo vertebral de L5, que sugerem entesopatia e protusão discal póstero-central de L5-S1 com componente discal extruso subarticular à esquerda comprimindo as raízes neurais emergentes de S1 deste lado, eu sindo muita dor que falto não andar direito, o tratamento seria cirúrgico ou não?
Dr. Luciano
Posted at 11:55h, 25 novembroOlá Walyson, há uma série de variáveis a avaliar no seu caso. Queixa clínica (nível/frequencia da dor), exame físico e neurológico, tratamento conservador já realizado e tempo de evolução dos sintomas. Tudo isso em conjunto definirá se a cirurgia é uma opção viável. Nunca indicamos o tipo de tratamento apenas com o resultado da ressonância. Lembrando que na maioria dos casos o tratamento conservador tem bom resultado.
Edson Alexandre
Posted at 07:21h, 19 marçoEu tenho L2,L3,L4,L5 PRESSIONANDO A S1
Dessa forma Eu sinto muita dor no lado esquerdo do glúteo médio ( literalmente falando dor na bunda) pra andar dói sentado dói oque eu poderia fazer pra amenizar essas dores?
Dr. Luciano Pellegrino
Posted at 14:15h, 09 abrilOlá Edson, esse é um sintoma típico de radiculopatia S1 (compressão do nervo de S1). A causa mais frequente é justamente um problema no disco intervertebral. Precisa avaliar com seu médico as possíveis causas e iniciar um tratamento adequado com reabilitação motora dessa região. O uso simples de medicações para amenizar a dor sem tratar a causa será paliativo.
Raisa
Posted at 18:12h, 15 abrilOlá, gostaria de saber que uma pessoa com protrusão discal pode correr, nadar e fazer musculação sem que tenha dores?
Dr. Luciano
Posted at 08:24h, 19 abrilOlá Raisa! Com certeza. A simples presença de protrusão discal não contra-indica essas atividades físicas. A grande questão é ter um bom equilíbrio muscular da coluna vertebral e evitar sobrecarga aos discos sem uma musculatura bem fortalecida. Sem dúvida o sedentarismo é o pior caminho.
Anderson Fonseca
Posted at 09:37h, 10 julhoBom dia Doutou, esse foi o laudo da minha ressonância:
°Alterações degenerativas nos platôs vertebrais apostos de L4-L5 e L5-S1. Nódulo de Schmorl
no platô vertebral inferior de L4.
°Pedículos íntegros.
°Artrose das articulações interapofisárias de L3-L4 a L5-S1, as demais sem alterações.
°Degeneração dos discos intervertebrais de L4-L5 e L5-S1.
°Demais discos intervertebrais com altura e sinal preservados.
°Abaulamento discal difuso com componente protruso central / subarticular esquerdo em L4-L5,
comprimindo o saco dural e a raiz descendente esquerda de L5, ocupando parcialmente os recessos
foraminais inferiores.
O senhor acha que é um caso cirúrgico ou pode ser tratável ?
Dr. Luciano
Posted at 15:24h, 20 agostoOlá Anderson! O laudo da ressonância por si só não indica cirurgia. Muitas pessoas apresentam essas alterações no laudo e não apresentam sintomas clínicos limitantes que indiquem cirurgia. Na maioria dos casos, como o seu, o tratamento é conservador. A cirurgia é reservada para uma minoria em que há déficit neurológico e/ou dor intratável.
Maristela
Posted at 13:16h, 15 agostoprotusão discal em l4_l5 e l5_S1, comprimindo o saco Dural, qual seria o tratamento
Dr. Luciano
Posted at 15:16h, 20 agostoOlá Maristela! Na maioria dos casos medidas como fortalecimento muscular e estabilização da coluna vertebral são o melhor tratamento.