Fisioterapia

O que é fisioterapia?

A fisioterapia é uma profissão da área de saúde que dispõe de diferentes recursos para manter e restaurar o movimento e a habilidade funcional do indivíduo.

fisioterapiaUm tratamento fisioterapêutico é indicado toda vez em que o movimento e a atividade funcional estejam comprometidos, seja pelo envelhecimento, por lesões, por doenças, disfunções ou fatores ambientais.

Normalmente, os pacientes são encaminhados para a fisioterapia após a realização de um diagnóstico médico. Baseado neste quadro clínica, o fisioterapeuta realiza uma avaliação detalhada do paciente e estabelece o programa de tratamento.

Várias formas de tratamento podem ser utilizadas nas sessões individuais de fisioterapia, incluindo terapias manuais, aplicação de meios físicos, orientação postural e orientação de exercícios.

Quem pode ter o acompanhamento fisioterapêutico?

A fisioterapia pode auxiliar diversas pessoas, sem limitação de idade, uma vez que a técnica tem por objetivo reabilitar e prevenir contra problemas que acometem o sistema musculoesquelético, como dor na coluna, correção postural e problemas causados por doenças adquiridas, como a limitação funcional em decorrência de um acidente vascular cerebral.

Em quais casos a fisioterapia pode ajudar?

A técnica auxilia na recuperação de uma série de aflições, desde dores na coluna, até reabilitação motora após procedimentos cirúrgicos, a fim de fortalecer músculos e tendões que foram danificados pela condição ou trauma. Dentre os principais problemas que a fisioterapia pode ajudar, estão:

Artrite e artrose

Condições autoimunes e degenerativas, tanto a artrite quanto a artrose exigem cuidados para que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida.

O acompanhamento fisioterapêutico melhora a mobilidade funcional, além de melhorar percepção corporal do indivíduo, evitando quedas e fortalecendo as estruturas, ações que atuam no controle da dor causada por estas patologias.

Dor na coluna

As dores na coluna podem se evidenciar por diversas condições, seja por um trauma, desgaste em sua estrutura ou devido à presença de uma patologia degenerativa.

fisioterapia dor na coluna

Dor no joelho

O joelho é uma das articulações mais importantes do corpo, uma vez que sua composição permite que movimentos como caminhar e correr, sejam realizados.

Ao longo do tempo ou por conta de lesões de alta intensidade, a região pode ser lesionar, comprometendo especialmente os ligamentos que são essenciais para seu pleno funcionamento.

Na reabilitação de lesões no joelho, exercícios para fortalecimento da articulação e de seus ligamentos lesionados são imprescindíveis para o retorno pleno à rotina.

Dor no ombro

O ombro é uma articulação suscetível às lesões, uma vez que seu constante movimento pode causar o desgaste estrutural, causando bursite, por exemplo, além de outras condições, como a síndrome do manguito rotador.

Para recuperar esta região e aliviar as dores no ombro, a fisioterapia tem papel fundamental, visto que os movimentos passam a ser limitados devido à condição, assim como o fortalecimento tendinoso para evitar que o quadro se repita.

fisioterapia dor no ombro

O que esperar da primeira consulta de fisioterapia?

fisioterapiaPrimeiramente, o fisioterapeuta irá avaliar os exames de imagem e prescrições feitas pelo ortopedista, com exercícios específicos para o fortalecimento da articulação prejudicada.

As técnicas aplicadas podem variar de acordo com cada quadro, uma vez que a fisioterapia também utiliza terapias por ondas de choque, além de orientações ao paciente para que faça exercícios simples em sua casa a fim de melhorar sua funcionalidade e fortalecer as estruturas lesionadas.

A fisioterapia pode me ajudar mesmo saudável?

Sim. A fisioterapia também atua na manutenção da qualidade de vida, melhorando a percepção corporal e mantendo as estruturas musculares sempre ativas, a fim de evitar o desgaste e lesões, trabalhando o fortalecimento em função da prevenção, seja durante atividades físicas ou em tarefas diárias.

Toda informação é de caráter apenas informativo e não substitui uma avaliação médica com um Especialista em Coluna.

Leia Também

rpg

RPG

A Reeducação Postural Global é uma técnica que visa exercícios a fim de melhorar a postura do paciente, prevenindo e tratando problemas que podem acometer a estrutura.

infiltração da coluna

Infiltração na coluna

Este procedimento é um complemento ao tratamento clínico da dor. Sendo minimamente invasivo, a infiltração na coluna permite uma melhora rápida do quadro doloroso.

cirrgia coluna novas técnicas

Cirurgia da coluna: novas técnicas

Com o passar dos anos, a medicina foi evoluindo, assim como suas técnicas cirúrgicas que atualmente são minimamente invasivas para o paciente, como por exemplo a endoscopia de coluna, a fim de proporcionar uma recuperação mais rápida.