Problemas na Coluna

Problema na Coluna

Problemas na coluna podem ser congênitos ou surgem ao longo dos anos, devido ao estilo de vida do paciente, gerando desgastes à estrutura e causando patologias como osteoporose, hérnia de disco, dor na coluna lombar ou cervical. 

Tais patologias na coluna podem ser tratadas ou até mesmo prevenidas por um ortopedista especialista em coluna, que prescreve técnicas e tratamentos que possam evitar problemas na coluna.  

Caso você esteja com desconfortos constantes na região da coluna, conte com o Dr. Luciano Pellegrino, especialista em coluna para diagnóstico e tratamento de problemas na coluna e ter uma vida mais saudável. 

Veja abaixo os principais problemas na coluna.

artrose na coluna

Condição bastante comum, a artrose na coluna é caracterizada pelo desgaste da estrutura, fator que resulta em quadros dolorosos e na limitação de movimentos.

bico de papagaio

Presente em muitas pessoas, os tradicionais bicos de papagaio ou osteófitos são uma condição natural do envelhecimento da coluna. A presença destes ‘novos ossos’ causa dor e fraqueza muscular.

cifose

 A cifose é uma curvatura normal da coluna torácica, no entanto, quando há a presença da hipercifose, nota-se uma curva acentuada nessa região, podendo ser flexível ou rígida.

cirurgia de escoliose

Quando as curvas progressivas causadas pela escoliose atingem ângulos acentuados, a cirurgia é necessária, mas o procedimento só é realizado após avaliação prévia do ortopedista.

cisto facetário

De característica benigna, o cisto facetário contém líquido sinovial em seu interior e é causado por uma série de fatores, como desgaste degenerativo da faceta articular e instabilidade local.

dor facetária

Uma das principais causas de dor crônica na coluna, a síndrome facetaria é caracterizada por espasmos e contraturas musculares, causando o ‘travamento da coluna’.

dor cervical

Também conhecida como cervicalgia, a dor cervical é uma das aflições mais comuns entre as pessoas, seja pelo tensionamento muscular ou devido ao desgaste osteo-articular.

dor na coluna lombar

Também conhecida como lombalgia, a dor na região lombar acomete cerca de 80% das pessoas ao longo de sua vida. Suas causas estão, especialmente, relacionadas com a compressão neural e desgaste da coluna ao longo da vida do paciente.

edema nos ligamentos interespinhosos

Estas alterações são uma das principais causas de dores na região lombar e cervical.

escoliose idiopática

A escoliose é um problema que acomete as vértebras e até mesmo, outros órgãos, necessitando de uma avaliação do ortopedista para o direcionamento correto.

espondilolistese

Geralmente desenvolvida na região lombar, a espondilolistese ocorre quando há uma sobrecarga entre as vértebras, pressionando-as para frente. Pode se desenvolver em pessoas que aplicam pesos excessivos sobre a lombar.

estenose do canal vertebral

Resultante da artrose na coluna, a estenose do canal vertebral pode acometer diversas áreas da estrutura, desencadeando dores na região cervical, torácica e lombar.

fissura ou rotura do ânulo fibroso

O ânulo fibroso pode sofrer fissuras ou rupturas em decorrência da degeneração da coluna, se tornando um quadro crônico ou agudo após uma sobrecarga repentina.

fratura na coluna

As fraturas na coluna podem ocorrer em decorrência de traumas ou patologias degenerativas. O local mais comum em que as fraturas ocorrem é na região torácica e lombar.

hérnia de disco

As hérnias de disco são deslocamentos dos discos intervertebrais, pequenos amortecedores que evitam o atrito entre as vértebras. Esta condição dolorosa necessita o acompanhamento ortopédico para tratamento.

nódulo de schmorl

Este nódulo benigno é uma espécie de hérnia do disco para dentro da vértebra. Pode aparecer em processos inflamatórios e traumatismos.

lordose

A lordose é uma curvatura fisiológica normal na coluna cervical e lombar. Pode estar alterada em algumas situações (hipo ou hiperlordose).

osteoporose na coluna

A osteoporose, quando atinge a coluna, pode levar a dores crônicas ou até mesmo fraturas. É preciso o acompanhamento periódico do ortopedista para tratamento dessa condição.

protusão ou abaulamento discal

Associada com o processo de desgaste natural do disco, a protusão e abaulamento discal pode ser uma fase pré-hérnia de disco e em alguns casos pode evoluir com dor.

sacroileite

Condição inflamatória da articulação sacro-ilíaca, a sacroileíte pode ser causada por doenças inflamatórias, reumáticas, além da gestação, que causa uma pressão sobre os grupos musculares da região.