Retificação da lordose cervical

O que é Retificação da lordose cervical?

Retificação da lordose cervicalA dor nas costas é uma das queixas mais comuns em pacientes que buscam ajuda médica. Quando esse incômodo é localizado nas regiões cervical e torácica, pode indicar um quadro de retificação da lordose cervical, que é a perda da curvatura normal da coluna.

O que é retificação da lordose cervical?

Ao observar uma pessoa de lado, é possível notar que a coluna vertebral é dotada de curvaturas fisiológicas (normais) nas porções cervical, lombar e torácica, sendo que as duas primeiras são projeções para “dentro” e a terceira, para “fora”. Essas curvas são formadas pela forma que as vértebras se alinham e têm função de absorver impactos e ajudar a distribuir o peso da cabeça e do tronco ao longo da coluna.

A curvatura que existe na região entre o pescoço e a cabeça se chama lordose cervical.

Processos naturais associados ao envelhecimento e hábitos de má postura ou mau uso da coluna podem, no entanto, desencadear alterações patológicas nas curvaturas e fazer com que certas porções da coluna assumam um formato mais curvo – caracterizando uma hiperlordose ou hipercifose – ou mais reto, caracterizando uma retificação.

A retificação da lordose cervical é uma condição em que a curvatura natural da coluna cervical é diminuída ou perdida. Esse distúrbio pode ocorrer como consequência do envelhecimento, mas também pode ser acelerado por hábitos posturais incorretos.

Quais são as causas da retificação da lordose cervical?

Retificação da lordose cervicalA posição que sentamos, deitamos ou nos mantemos de pé influencia as estruturas da coluna a longo prazo. No caso do pescoço, o excesso de movimentos de hiperflexão, como ocorre quando passamos muito tempo na frente do computador, mexendo no celular ou sentados com a cabeça projetada para frente, podem ocasionar a degeneração de estruturas chamadas discos vertebrais.

Os discos vertebrais são pequenos anéis cartilaginosos que ficam entre cada par de vértebras e têm a função de amortecer os impactos que a coluna sofre durante a movimentação do tronco. Desgastes nessas estruturas causam alterações no alinhamento e na forma da coluna e podem ser fatores desencadeadores da perda da curvatura cervical.

A degeneração dos discos também pode ocorrer como consequência do avanço da idade ou de outras condições médicas, como a protrusão e a extrusão discal.

O uso de travesseiros adequados é muito importante para o controle dos sintomas.

+Qual o melhor travesseiro para minha coluna?

Quais os sintomas da retificação da lordose cervical?

Retificação da lordose cervicalA retificação da lordose cervical nem sempre é sintomática, uma vez que o organismo pode acabar criando mecanismos compensatórios para a ausência da curvatura. No entanto, alguns pacientes podem apresentar sinais dolorosos e dificuldades para movimentar a coluna.

Entre os sintomas mais comuns da retificação da lordose cervical, podemos citar:

  • Dor na coluna localizada entre o pescoço e a cabeça (porção cervical);
  • Dor no meio das costas;
  • Rigidez na coluna;
  • Coluna anormalmente reta, com perda da curvatura cervical;
  • Contraturas musculares.

A diminuição ou perda da lordose cervical altera a relação entre as vértebras e aumenta o risco de desenvolver artrose na coluna, uma doença inflamatória que acomete as articulações interapofisárias. Além disso, as modificações nos discos intervertebrais podem evoluir para um quadro de hérnia de disco, que ocorre quando o conteúdo dos discos extravasa para fora da coluna. Nesses casos, outros sintomas, como formigamento, sensação de choque e dormência podem ser notados.

+Dor na coluna cervical

Como é o diagnóstico e o tratamento?

Quando há queixas de sintomas, o médico especialista em coluna pode indicar métodos de tratamento benéficos com base no histórico clínico e no exame físico do paciente. Exames de imagem podem ser necessários para complementação do diagnóstico e tratamento.

Alguns dos métodos usados para tratar retificação da lordose cervical na fase aguda são medicações e compressas mornas.

A Reeducação Postural Global (RPG) e a fisioterapia são técnicas eficazes que favorecem a correção de desvios posturais, o fortalecimento muscular, o alívio de dores e a restauração da função normal da coluna. Estão indicados em praticamente todos os casos.

Aparelhos de eletroestimulação também podem ser usados para fortalecer os músculos do tronco e reduzir as dores e incômodos.

Caso note algum sintoma de retificação da lordose cervical, procure um médico especialista em coluna.

+Reeducação Postural Global (RPG)

Agende uma consulta com Dr. Luciano Pellegrino

    Unidade de preferência:

    Telefone: (11) 3459-2128

    Whatsapp: (11) 95020-1592

    Horário: Segundas e Quartas das 08h00 às 18h00 | Terças e Quintas das 08h às 20h | Sextas das 08h às 17h

    Sem comentários

    Deixe seu comentário