Lordose

O que é Lordose?

lordose

A coluna vertebral naturalmente apresenta uma curvatura em lordose na região cervical e região lombar. No entanto, quando a curvatura é excessiva e para dentro, chamamos de hiperlordose.

Em alguns casos pode haver necessidade de tratamento médico, justamente por ser uma alteração que tende a causar dor. Se você suspeita que tem hiperlordose ou recebeu diagnóstico e quer saber mais a respeito, nós temos algumas informações!

Como dito anteriormente, lordose é uma curva fisiológica em algumas regiões da coluna e  hiperlordose é uma curvatura excessiva. Em alguns casos, essa curvatura não precisa de tratamento.

Causas da Lordose

A hiperlordose também é frequente e as principais causas são: contraturas musculares, condições genéticas, obesidade, espondilolistese, anteversão da pelve, gravidez e saltos altos (reversível), etc.

Sintomas da Lordose

Alguns sintomas podem denunciar a existência de hiperlordose. Indicando que é preciso fazer uma consulta com um médico especialista em coluna para identificar se existe realmente o problema. Os principais sintomas são:

  • Dores nas costas constantemente;
  • Dificuldades para se abaixar;
  • Dificuldade para carregar pesos;
  • Formigamentos nas extremidades do corpo;
  • Dores no pescoço sem motivo aparente;
  • Flacidez e sensação de fraqueza nos músculos do abdôme.

Percebe que apresenta algum desses sintomas? O melhor a fazer é procurar um médico que possa avaliar sua coluna. De forma que, o correto tratamento seja iniciado para que os sintomas desapareçam e sua qualidade de vida seja recuperada.

Diagnóstico e tratamento da Lordose

Como se dá o diagnóstico da lordose?

Durante sua consulta médica, o especialista em coluna realizará um exame físico ortopédico e neurológico, além de observar sua coluna de frente e de costas, fazendo algumas medições.

lordoseBaseado nos achados, o especialista pode solicitar um exame de raio-X para confirmar a hiperlordose. Em geral, o exame de imagem permite medir o grau das curvaturas, identificando lesões que possam afetar os discos entre as vértebras da coluna e visualizar até mesmo sinais de fraturas.

Na maioria dos casos a radiografia panorâmica de coluna é suficiente.

Os exames de imagem são necessários para guiar o tratamento, auxiliando a estabelecer um diagnóstico preciso sobre a saúde da sua coluna.

A lordose pode estar associada à hérnia de disco em alguns casos. Quando há alguma má formação ou problemas que atrapalham a distribuição do peso, isso afeta a coluna diretamente.

Podendo haver algum outro problema em sua coluna que afeta diretamente a qualidade de vida e o bem-estar, associado à lordose.

Nesses casos, o tratamento é mais complexo. Requerendo um plano personalizado de tratamento que deve ser seguido à risca pelo paciente.

Tratamento da lordose

O tratamento da hiperlordose depende diretamente do diagnóstico da doença. Em alguns casos, é indicado ao paciente o uso de medicamentos para dor. Eles são utilizados apenas na fase aguda inicial do tratamento.

lordoseEnquanto em outras situações a lordose existe, mas é totalmente indolor para o paciente. Portanto, não requer o uso de medicação.

Em geral, o tratamento inclui fisioterapia, exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura.

O RPG (Reeducação da Postura Globalizada) é importante para corrigir e evitar a progressão da deformidade.

Para identificar o tratamento mais adequado, o médico considera vários fatores, como a progressão da lordose, idade do paciente e demais condições de saúde.

Raramente existe indicação cirúrgica para casos de hiperlordose, porém os casos sempre devem ser avaliados por um médico especialista.

Agende uma consulta com Dr. Luciano Pellegrino

    Unidade de preferência:

    Telefone: (11) 3459-2128

    Whatsapp: (11) 95020-1592

    Horário: Segundas e Quartas das 08h00 às 18h00 | Terças e Quintas das 08h às 20h | Sextas das 08h às 17h

    Luciano Pellegrino - Doctoralia.com.br
    Sem comentários

    Deixe seu comentário