Lordose

O que é Lordose?

lordose

A coluna vertebral naturalmente apresenta uma curvatura em lordose na região cervical e região lombar. No entanto, quando a curvatura é excessiva e para dentro, chamamos de hiperlordose.

Em alguns casos pode haver necessidade de tratamento médico, justamente por ser uma alteração que tende a causar dor. Se você suspeita que tem hiperlordose ou recebeu diagnóstico e quer saber mais a respeito, nós temos algumas informações!

Como dito anteriormente, lordose é uma curva fisiológica em algumas regiões da coluna e  hiperlordose é uma curvatura excessiva. Em alguns casos, essa curvatura não precisa de tratamento.

Causas da Lordose

A hiperlordose também é frequente e as principais causas são: contraturas musculares, condições genéticas, obesidade, espondilolistese, anteversão da pelve, gravidez e saltos altos (reversível), etc.

Sintomas da Lordose

Alguns sintomas podem denunciar a existência de hiperlordose. Indicando que é preciso fazer uma consulta com um médico especialista em coluna para identificar se existe realmente o problema. Os principais sintomas são:

  • Dores nas costas constantemente;
  • Dificuldades para se abaixar;
  • Dificuldade para carregar pesos;
  • Formigamentos nas extremidades do corpo;
  • Dores no pescoço sem motivo aparente;
  • Flacidez e sensação de fraqueza nos músculos do abdôme.

Percebe que apresenta algum desses sintomas? O melhor a fazer é procurar um médico que possa avaliar sua coluna. De forma que, o correto tratamento seja iniciado para que os sintomas desapareçam e sua qualidade de vida seja recuperada.

Diagnóstico e tratamento da Lordose

Como se dá o diagnóstico da lordose?

Durante sua consulta médica, o especialista em coluna realizará um exame físico ortopédico e neurológico, além de observar sua coluna de frente e de costas, fazendo algumas medições.

lordoseBaseado nos achados, o especialista pode solicitar um exame de raio-X para confirmar a hiperlordose. Em geral, o exame de imagem permite medir o grau das curvaturas, identificando lesões que possam afetar os discos entre as vértebras da coluna e visualizar até mesmo sinais de fraturas.

Na maioria dos casos a radiografia panorâmica de coluna é suficiente.

Os exames de imagem são necessários para guiar o tratamento, auxiliando a estabelecer um diagnóstico preciso sobre a saúde da sua coluna.

A lordose pode estar associada à hérnia de disco em alguns casos. Quando há alguma má formação ou problemas que atrapalham a distribuição do peso, isso afeta a coluna diretamente.

Podendo haver algum outro problema em sua coluna que afeta diretamente a qualidade de vida e o bem-estar, associado à lordose.

Nesses casos, o tratamento é mais complexo. Requerendo um plano personalizado de tratamento que deve ser seguido à risca pelo paciente.

Tratamento da lordose

O tratamento da hiperlordose depende diretamente do diagnóstico da doença. Em alguns casos, é indicado ao paciente o uso de medicamentos para dor. Eles são utilizados apenas na fase aguda inicial do tratamento.

lordoseEnquanto em outras situações a lordose existe, mas é totalmente indolor para o paciente. Portanto, não requer o uso de medicação.

Em geral, o tratamento inclui fisioterapia, exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura.

O RPG (Reeducação da Postura Globalizada) é importante para corrigir e evitar a progressão da deformidade.

Para identificar o tratamento mais adequado, o médico considera vários fatores, como a progressão da lordose, idade do paciente e demais condições de saúde.

Raramente existe indicação cirúrgica para casos de hiperlordose, porém os casos sempre devem ser avaliados por um médico especialista.

Sem comentários

Deixe seu comentário