Lordose

O que é Lordose?

O termo lordose é dado a um tipo normal de curvatura da coluna vertebral. Caracteriza-se por uma curva em “C” da coluna com o ápice (convexidade) voltado para a região anterior do corpo, quando vemos um indivíduo de perfil.

o que é lordoseA lordose é uma curva fisiológica na coluna cervical e coluna lombar. Já na coluna torácica, a cifose é o fisiológico.

A lordose pode ter variações normais na coluna cervical (20 a 40 graus) e na coluna lombar (40 a 60 graus). Esses valores são fisiológicos, isto é, não devem causar preocupações.

Entretanto, há casos onde afecções na coluna podem causar uma lordose diminuída (hipolordose) ou uma lordose aumentada (hiperlordose). Nessas duas condições pode haver sintomas dolorosos. A hipolordose cervical, ou até mesmo a inversão da lordose cervical, é uma situação muito frequente em situações de má postura crônica e degeneração dos discos intervertebrais. Da mesma forma, a hipolordose lombar pode estar associada a vícios posturais, problemas nos quadris (retroversão da pelve), encurtamentos musculares e degenerações dos discos.

Causas da Lordose

A hiperlordose também é frequente e as principais causas são: contraturas musculares, condições genéticas, obesidade, espondilolistese, anteversão da pelve, gravidez e saltos altos (reversível), etc.

Diagnóstico da Lordose

O diagnóstico é realizado pelo exame físico da coluna vertebral, auxiliado por radiografia panorâmica da coluna em pé na posição de frente e perfil (para medição das curvas).

Tratamento da Lordose

A maioria dos casos é de tratamento conservador com reabilitação motora de forma a fortalecer a musculatura CORE e paravertebral, alongar a musculatura estabilizadora da coluna e reeducar a postura. Os fisioterapeutas são fundamentais no tratamento.

Toda informação é de caráter apenas informativo e não substitui uma avaliação médica com um Especialista em Coluna.

Leia Também

espondilolistese

Espondilolistese

Geralmente desenvolvida na região lombar, a espondilolistese ocorre quando há uma sobrecarga entre as vértebras, pressionando-as para frente. Pode se desenvolver em pessoas que aplicam pesos excessivos sobre a lombar.

escoliose idiopática

Escoliose

A escoliose é um problema que acomete as vértebras e até mesmo, outros órgãos, necessitando de uma avaliação do ortopedista para o direcionamento correto.

edema nos ligamentos interespinhosos

Edema nos Ligamentos Interespinhosos

Estas alterações são uma das principais causas de dores na região lombar e cervical.