Bico de Papagaio ou Osteófito

O que é Bico de Papagaio ou Osteófito

O “bico de papagaio” na coluna é um termo popular comumente utilizado para descrever a presença de um osteófito (termo médico). A presença de bicos de papagaio (osteofitose) é muito frequente na coluna vertebral da população em geral.

bico de papagaio ou osteofitoÉ um resultado normal de envelhecimento e desgaste ósseo (artrose na coluna) que está presente em todos os indivíduos, em maior ou menor grau.

Os osteófitos são ossos “extras” em localizações não habituais. Podem ser formados por um osso normal que deformou ou na tentativa do nosso organismo diminuir o movimento excessivo entre as articulações (instabilidade anormal). Nas radiografias simples da coluna vertebral podemos verificar a presença dessas formações ósseas.

Quando o “bico de papagaio” ou osteófito entra em contato com um nervo ou uma raiz nervosa, pode haver sintomas dolorosos.

Esses sintomas podem variar desde uma dor local (dor cervical, dor lombar), uma dor irradiada, até alterações de sensibilidade (formigamento, amortecimento, choques) e força muscular (fraqueza).

A presença desses osteófitos também pode estreitar o canal vertebral por onde passa a medula espinhal e nervos da coluna determinando estenose do canal vertebral.

Felizmente, a maioria dos “bicos de papagaio” são achados esporádicos de exames complementares e não causam qualquer sintoma.

Toda informação é de caráter apenas informativo e não substitui uma avaliação médica com um Especialista em Coluna.

Como os bicos de papagaio surgem?

Os bicos de papagaio, como já citado, são problemas secundários de um quadro principal, como a artrose na coluna. Este tipo de alteração óssea se dá pelo atrito entre as vértebras, formando estas protuberâncias, criadas naturalmente pelo organismo para limitar os movimentos instáveis da estrutura, causados pela artrose.

Além da alteração, o bico de papagaio também pode resultar na compressão nervosa, assim como dos discos intervertebrais, causando dores constantes ao paciente.

O que pode predispor o surgimento do bico de papagaio?

Além da artrose na coluna, o bico de papagaio pode ser desenvolvido por conta do estilo de vida do indivíduo, como a má postura, obesidade e o sedentarismo, condições que favorecem o desgaste dos discos intervertebrais.

Toda informação é de caráter apenas informativo e não substitui uma avaliação médica com um Especialista em Coluna.

Leia Também

sacroileite

Sacroileíte

Condição inflamatória da articulação sacro-ilíaca, a sacroileíte pode ser causada por doenças inflamatórias, reumáticas, além da gestação, que causa uma pressão sobre os grupos musculares da região.

protusão ou abaulamento discal

Protrusão e Abaulamento Discal

Associada com o processo de desgaste natural do disco, a protusão e abaulamento discal pode ser uma fase pré-hérnia de disco e em alguns casos pode evoluir com dor.

osteoporose na coluna

Osteoporose na Coluna

A osteoporose, quando atinge a coluna, pode levar a dores crônicas ou até mesmo fraturas. É preciso o acompanhamento periódico do ortopedista para tratamento dessa condição.