Nódulo de Schmorl

O que é Nódulo de Schmorl

O nódulo de Schmörl é uma condição benigna caracterizada por uma hérnia de disco para dentro do corpo vertebral (osso). O nódulo de Schmorl é relativamente freqüente.

nodulo de schmorlO nódulo de Schmörl pode ocorrer em qualquer segmento da coluna e geralmente não necessita tratamento. Também pode ser chamado de hérnia de Schmörl ou hérnia intrassomática de Schmörl.

É um achado esporádico de exames de imagem, geralmente ressonância magnética ou tomografia, e na maioria dos casos não causa dor ou sintomas.

Foi descrito pela primeira vez em 1927 por Christian Geor Schmörl e várias teorias foram propostas para explicar seu surgimento. Entretanto, não um há consenso sobre a etiologia exata.

Alguns autores correlacionam o aparecimento do nódulo de Schmörl com possíveis fraquezas da placa vertebral. Outros autores acreditam que possam surgir com episódios repetidos de trauma ou processos inflamatórios auto-imunes. O fato é que a causa não é definida.

É descrito na literatura médica uma grande associação de nódulos de Schmörl com hipercifoses torácicas como a Doença de Scheuermann.

Estudos científicos realizados em cadáveres identificaram uma prevalência de 38% à 79% de nódulos de Schmörl na população em geral.

Independente da presença de nódulos de Schmorl ou sintomas, procure sempre passar em uma avaliação médica com um Especialista em Coluna para o correto diagnóstico e acompanhamento.

Leia Também

espondilolistese

Espondilolistese

Geralmente desenvolvida na região lombar, a espondilolistese ocorre quando há uma sobrecarga entre as vértebras, pressionando-as para frente. Pode se desenvolver em pessoas que aplicam pesos excessivos sobre a lombar.

escoliose idiopática

Escoliose

A escoliose é um problema que acomete as vértebras e até mesmo, outros órgãos, necessitando de uma avaliação do ortopedista para o direcionamento correto.

edema nos ligamentos interespinhosos

Edema nos Ligamentos Interespinhosos

Estas alterações são uma das principais causas de dores na região lombar e cervical.