Dor Ciática. O que Fazer?

Dor Ciática. O que Fazer?

Avaliação do Usuário: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

O termo dor ciática geralmente é usado para descrever a dor que irradia na distribuição do nervo ciático. Portanto, a ciática é um sintoma e não uma doença propriamente dita.

Existem vários sinônimos para o termo “ciática”: dor ciática, dor no nervo ciático, ciatalgia, dor radicular, radiculopatia, etc.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano e forma-se pela união das últimas raízes lombares (L4, L5) com as primeiras raízes sacrais (S1, S2, S3).

O nervo ciático passa através do forame ciático (uma abertura no osso da bacia), logo abaixo do músculo piriforme (região profunda do glúteo) e desce pela região posterior do membro inferior (por trás da coxa, joelho, perna e pé).

 

Dor Ciática. O que Fazer?Qual o sintoma da Dor Ciática?

A dor ciática geralmente acomete um lado do corpo. Pode se iniciar com leves choques começando com dor na coluna lombar, no glúteo, depois irradiando para a coxa, perna e pé. Com a evolução do quadro pode haver dor irradiada mais intensa com alterações de sensibilidade associadas (queimação, amortecimento, dormência, formigamento, etc). O ato de sentar-se, levantar-se, tossir e espirrar pode piorar o quadro doloroso.

No casos mais acentuados ou crônicos, pode haver diminuição de força muscular no membro inferior, câimbras, “perna pesada” e travamentos.

Se você vem sentindo algum desses sintomas, é importante passar em avaliação médica.

Quais as causas da Dor Ciática?

- Hérnia de disco

- Protrusão discal / Abaulamento discal

- Estenose da coluna vertebral

- Espondilolistese

- Fratura na coluna

- Cistos Facetários

- Tumor na coluna

- Infecção na coluna

Que problemas podem ser confundidos com Dor Ciática?

Nem todos os casos de dor que irradia para os glúteos e perna são decorrentes de problemas do nervo ciático.

Por exemplo, a articulação sacro-ilíaca (a articulação entre a pelve e sacro – ossos da bacia) pode causar dor no glúteo e muitas vezes irradiar para a coxa. Às vezes, uma pequena ruptura do disco pode levar a dor referida no membro inferior. Outras causas frequentes são problemas vasculares, reumatológicos, neuropatias periféricas e distensões/espamos musculares.

Qual o tratamento para a Dor Ciática?

A maioria dos pacientes com dor ciática responde bem a tratamentos não-cirúrgicos, de modo que a cirurgia da coluna raramente é necessária. Os sintomas podem durar desde algumas horas até semanas e meses. Na fase aguda, geralmente medicações analgésicas e repouso relativo auxiliam no controle da dor.

O ideal é sempre passar por uma avaliação médica com um Especialista em Coluna na presença de sintomas ou dúvidas.

Especialista em Coluna

RESPONSÁVEL TÉCNICO:
DR. LUCIANO PELLEGRINO - CRM 115408

Consulta com Especialista em Coluna em São Paulo

Clínica ColunaSP

Consulta Clinica ColunaSP Coluna
AV. Pompéia, 634 CJ. 215  Pompéia - SP
(11) 3459-2128 | (11) 999960-1592

Hospital Sírio Libanês

Consulta Sírio Libanês Coluna
Rua Dona Adma Jafet, 115 - Bela Vista - SP
(11) 3394-5007 | (11) 999960-1592

Para agendamento de consultas fale com nosso atendente online.

Atendimento Online
Close and go back to page
Todas as informações contidas neste site são de autoria do Dr. Luciano Pellegrino, especialista em Coluna, ficando proibida sua reprodução e veiculação sem prévia autorização por escrito por parte do autor. Todas as informações tem caráter informativo e jamais substituem a orientação presencial de um médico ortopedista especialista em coluna.