Hérnia de disco pode voltar?

hérnia de disco pode voltar

Hérnia de disco pode voltar?

Sim! Apesar da hérnia de disco ter bom prognóstico e em grande parte dos casos ser reabsorvida com o tempo, independentemente se foi realizado tratamento clínico ou cirúrgico (remoção do fragmento de disco herniado), ela pode voltar (recidivar).

Por este motivo, é preciso do acompanhamento de um ortopedista especialista em coluna, para que este profissional monitore o quadro. Ademais, o paciente também precisa seguir as orientações e adotar novas atitudes, como a prática esportiva ou até mesmo, terapias que prezem por uma melhor saúde da coluna, como a Reeducação Postural Global (RPG) e evitam que a hérnia de disco volte.

Caso o paciente não adote novos hábitos que prezam pela saúde, a hérnia de disco pode voltar, gerando incômodos frequentes, como dores nas costas, limitação de movimentos e até formigamentos.

No entanto, apesar de a hérnia de disco voltar após a intervenção cirúrgica, o paciente pode se recuperar do quadro com orientações de um ortopedista especialista em coluna.

Por que a hérnia de disco volta?

A hérnia de disco é apenas a exacerbação de um problema estrutural de um disco doente.

Geralmente, esse disco já é mais desidratado, com função alterada e com microlesões em sua capa mais externa (ânulo fibroso). Portanto, novos fragmentos de hérnia do interior do disco podem sair para fora com o tempo (recidiva de hérnia de disco). Por isso é mais comum ela voltar no mesmo disco!

Ademais, o paciente também pode sofrer com o desgaste em outros discos intervertebrais, de modo que essas estruturas compõem toda a coluna vertebral e o seu desgaste, mesmo que tardio, é um processo natural da senilidade, uma vez que estas pequenas cartilagens estão em uso constante ao longo da vida.

O que é a hérnia de disco?

hérnia de disco pode voltarA hérnia de disco é um problema caracterizado pelo escorregamento ou desidratação do disco intervertebral, provocando incômodos constantes ao paciente e até mesmo, prejudicando a sua funcionalidade, visto que existe a compressão de nervos por conta do atrito entre as vértebras.

Esta condição, bastante comum nos quadros responsáveis por dores nas costas, de modo que pode ser desencadeada por hábitos diários comuns, como a má postura ou a prática esportiva executada de forma errônea, o que favorece o desgaste dos discos, especialmente na região cervical e lombar.

Qual a função dos discos intervertebrais?

Os discos intervertebrais são responsáveis por absorver o impacto das vértebras durante o movimento do corpo, ou quando existe uma pressão sobre a coluna, como é a que é causada quando o paciente tem má postura, por exemplo.

Estas estruturas, que tem sua grande parte composta por um conteúdo líquido, podem desidratar devido a um processo natural da idade, que varia para cada paciente, no entanto, atitudes prejudiciais podem acelerar o processo de herniação e causar o problema de forma prematura.

Quais os sintomas de uma hérnia de disco?

hérnia de disco pode voltarA hérnia de disco, por conta da compressão neural causada pelo atrito entre as vértebras, pode causar dores constantes ao paciente, além da limitação de movimentos.

O indivíduo também pode apresentar formigamentos e a irradiação da dor para outros membros do corpo, como braços e pernas, fazendo com que perca a força na estrutura devido a compressão.

Como é o diagnóstico caso a hérnia de disco volte?

Por estar a par do caso, o ortopedista especialista em coluna pode solicitar exames de imagem para avaliar se a volta da hérnia de disco se concretizou ou se há a desidratação de outra estrutura adjacente.

Caso seja um novo quadro, a intervenção cirúrgica pode ser solicitada. No entanto, caso seja uma recidiva, terapias manuais podem auxiliar no quadro clínico do paciente.

Como fazer para evitar a volta da hérnia de disco?

hérnia de disco pode voltarApós um tratamento bem sucedido e com melhora dos sintomas (clínico ou cirúrgico) é fundamental fazer uma boa reabilitação motora. Dentro da reabilitação os pilares importantes são: fortalecimento muscular (core/paravertebral), estabilização postural, atividade física regular e controle do peso.

Temos que ter em mente que, apesar da resolução da hérnia de disco após o tratamento, permaneceu um disco mais frágil e doente naquele local. Portanto, a musculatura ao redor desse disco deve ser mais forte e estabilizada do que antes.

Por este motivo, o paciente também pode adotar novos hábitos que irão evitar a volta da hérnia de disco e promover uma melhor qualidade de vida, como controlar o peso, a fim de evitar uma sobrecarga desnecessária sobre o disco doente.

Manter visitas periódicas ao fisioterapeuta, para o fortalecimento e sessões de reeducação postural, também trazem uma maior segurança e prevenção no que diz respeito à hérnia de disco.

Toda informação é de caráter apenas informativo e não substitui uma avaliação médica com um Especialista em Coluna.

 

Leia Mais

Sem comentários

Deixe seu comentário