Dor na coluna no home office: Como evitar?

Dor na coluna no home office

Dor na coluna no home office: Como evitar?

Dor na coluna no home office não precisa fazer parte da sua rotina! O home office se tornou uma solução para muitas empresas se manterem funcionando durante a pandemia.

No entanto, as condições de trabalho em casa não costumam ser as melhores possíveis. E é justamente isso que pode desencadear dores na coluna, diminuindo a qualidade de vida.

Durante o trabalho, é preciso sentar-se de maneira ergonômica. De modo que, isso contribua para o seu bem-estar e evite dores nas costas ou em outros membros.

Quando muitos esforços são feitos de maneira repetitiva e sem a postura adequada, as dores começam a se apresentar. Por isso, separamos uma série de dicas de como evitar dores em seu home office.

Organize o ambiente para evitar dor na coluna

O primeiro passo para evitar dores nas costas é adaptar seu ambiente. Não é possível trabalhar em qualquer posição, afinal, são muitas horas repetindo movimentos.

Dor na coluna no home officeAo tentar trabalhar deitado com o notebook sobre o abdômen, é possível perceber que não existe conforto suficiente para ficar por mais de uma hora nessa posição.

Quem insiste em manter a má postura, costuma apresentar dores em variadas regiões do corpo ao longo da rotina de trabalho.

Por isso, o ideal é montar seu espaço para que ele seja confortável e ergonômico. Tudo começa com a escolha de uma mesa e cadeira apropriados.

Opte por cadeiras de altura regulável. Dessa forma, é possível encontrar a posição ideal para seu corpo.

É preciso que seus pés fiquem 100% apoiados no chão ou em alguma superfície regular. Garantindo uma angulação de 90 graus para seus joelhos.

Cuidado com os ombros

O apoio de braços da cadeira pode não ser o ideal para manter a sua postura ergonômica. O ideal é que seus braços fiquem em ângulo de 90 graus para manter os ombros baixos.

Caso contrário, a região dos ombros pode ser impactada por dores fortes ao final do expediente. Se o encosto de braços não permite essa angulação, pode significar que é hora de removê-los.

Faça pausas curtas e se movimente

Durante o home office, é importante fazer pausas curtas de apenas alguns minutos para caminhar pelo cômodo.

Uma ida ao banheiro pode ser uma boa oportunidade para se movimentar. Aproveite para alinhar o corpo e até mesmo se alongar caso sinta necessidade.

Ficar sentado por muitas horas fazendo os mesmos movimentos repetitivos não é saudável. O ideal é que seu corpo tenha algum grau de movimentação ao longo do dia.

Uma simples caminhada pode ser o suficiente para realinhar seu corpo e ativar a circulação. Um alongamento de apenas 60 segundos pode ser suficiente para evitar as dores nas suas costas ao final do expediente.

Fortalecimento muscular

Muitas vezes, as dores nas costas são causadas pela flacidez dos músculos abdominais. Esse é um aspecto muito comum associado ao sedentarismo.

Dor na coluna no home officeA má postura também é um reflexo negativo ocasionado pela falta de exercícios e hábito prejudicial de ficar longas horas sentado na mesma posição.

O ideal é adotar uma rotina mais saudável, incluindo exercícios abdominais e de fortalecimento muscular em seu cotidiano. Dessa forma, seu corpo tende a combater naturalmente a flacidez abdominal.

E isso irá contribuir para que a musculatura seja mais eficiente durante suas horas de trabalho. Evitando que, ao longo do período suas costas fiquem doendo por causa da má postura.

Se exercitar com frequência vai ajudar a se mover com mais fluidez, combatendo a flacidez muscular e proporcionando o alívio das dores nas costas.

Faça alongamentos para evitar dor na coluna

Fazer alongamentos antes de começar a trabalhar é uma maneira de evitar dores. Com os alongamentos é possível aumentar a sua consciência corporal enquanto trabalha os músculos.

Dor na coluna no home officeIsso é importante para que sua postura melhore, evitando que ao sentar-se para começar o expediente, sua posição seja inadequada.

Se ainda durante o trabalho algumas fisgadas começam a surgir, é preciso perceber se a sua postura está inadequada e começar o ajuste o quanto antes.

Geralmente, o corpo emite sinais de que a coluna está posicionada de maneira inadequada, com pequenas fisgadas e sensação de desconforto. Ao perceber isso, levante-se, caminhe um pouco e se alongue.

Isso certamente irá te ajudar a evitar que as costas fiquem doendo muito após o expediente, proporcionando dificuldade até mesmo de se levantar.

Cuidado com o estresse

A sua dor também pode ter algum grau de relação com estresse. Se percebe que alguns dias sua coluna dói muito mais que em outros, isso pode estar relacionado ao grau de estresse que está enfrentando no trabalho.

Dor na coluna no home officeO estresse proporciona tensão nos músculos, para combater esse efeito vale a pena investir em atividades físicas. Outra maneira de combater esse sintoma é ajustar a sua rotina de trabalho para que os dias sejam menos estressantes.

Com uma organização melhor de seu tempo, por exemplo, é possível dividir as tarefas para que o tempo disponível seja o suficiente para trabalhar sem tanta tensão.

Muitas pessoas começaram a ter dores nas costas durante o home office, não só pela falta de estrutura para trabalhar em casa! A dor está profundamente relacionada ao momento de tensão que o mundo inteiro está enfrentando por causa da pandemia.

O receio de perder o emprego ou ter a produtividade afetada são fatores que contribuem para a tensão e surgimento de dor.

Procure ajuda especializada para sua coluna

Dor na coluna no home officeEstá percebendo diariamente que a coluna não para de doer? Se o ambiente já está devidamente adaptado e mesmo assim a dor persiste, é importante avaliar essa questão.

Busque ajuda de um especialista, consultar um médico poderá te auxiliar a identificar o que desencadeia a sua dor.

Contribuindo para que o correto tratamento seja aplicado e a sua coluna pare de doer. Afinal, é impossível viver em plenitude se a sua coluna está sempre incomodando durante o trabalho ou seus momentos de descontração.

Por isso mesmo, buscar o tratamento adequado para eliminar a dor da rotina é parte indispensável da sua retomada de qualidade de vida. Não deixe para depois.

Toda informação é de caráter apenas informativo e não substitui uma avaliação médica com um Especialista em Coluna.

 

Leia Mais

  • Qual a postura correta? A má postura é um problema cada vez mais frequente no mundo moderno. A postu...

  • Anatomia da Coluna Vertebral Sua coluna é formada por vértebras (ossos), discos, medula (nervos), li...

  • Dor ciática: Sintomas, Diagnóstico e Tratamento O termo dor ciática geralmente é usado para descreve...