Calor ou Frio para Dor?

Calor ou Frio para Dor nas costas?

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

As evidências da literatura médica sugerem que o calor é mais efetivo no tratamento da dor na coluna. O calor relaxa a musculatura paravertebral, a qual geralmente está contraturada nos processos dolorosos.

O uso de compressas frias na coluna não tem o mesmo suporte pelos trabalhos científicos. Entretanto, algumas pessoas acham que tanto o calor como o frio auxilia na dor.

Saiba como fazer o uso correto de compressas:

Aplicar calor durante 15 a 20 minutos. Esse processo pode ser realizado de 4 a 6 vezes ao dia. O calor úmido (compressas quentes, banhos, duchas) funciona melhor do que o calor seco.

Se você estiver usando uma almofada de aquecimento elétrico ou bolsa térmica, cuidado para não deixá-la em contato direto com a pele, pois poderá causar queimaduras.

Gelo para aliviar a dor na coluna:

Gelo e compressas frias podem aliviar a dor, inchaço e inflamação. São mais efetivas nas distensões musculares, lesões articulares e outras condições como a artrite.

Você pode utilizar uma sacola com gelo embrulhada em uma toalha ou pano. Nunca aplique o saco plástico ou o gelo diretamente na pele. Outra possibilidade é molhar uma toalha com água fria e aplicar no local. Aplique por 15 a 20 minutos, 3 a 4 vezes ao dia.

É fundamental passar em avaliação médica com um Especialista em Coluna para o tratamento adequado da sua dor, principalmente se a dor persistir apesar das compressas.

Especialista em Coluna

RESPONSÁVEL TÉCNICO:
DR. LUCIANO PELLEGRINO - CRM 115408

Consulta com Especialista em Coluna em São Paulo

Clínica ColunaSP

Consulta Clinica ColunaSP Coluna
AV. Pompéia, 634 CJ. 215  Pompéia - SP
(11) 3459-2128 | (11) 999960-1592

Hospital Sírio Libanês

Consulta Sírio Libanês Coluna
Rua Dona Adma Jafet, 115 - Bela Vista - SP
(11) 3394-5007 | (11) 999960-1592

Para agendamento de consultas fale com nosso atendente online.

Atendimento Online
Close and go back to page
Todas as informações contidas neste site são de autoria do Dr. Luciano Pellegrino, especialista em Coluna, ficando proibida sua reprodução e veiculação sem prévia autorização por escrito por parte do autor. Todas as informações tem caráter informativo e jamais substituem a orientação presencial de um médico ortopedista especialista em coluna.