Calor ou Frio para Dor?

Calor ou Frio para Dor nas costas?

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

As evidências da literatura médica sugerem que o calor é mais efetivo no tratamento da dor na coluna. O calor relaxa a musculatura paravertebral, a qual geralmente está contraturada nos processos dolorosos.

O uso de compressas frias na coluna não tem o mesmo suporte pelos trabalhos científicos. Entretanto, algumas pessoas acham que tanto o calor como o frio auxilia na dor.

Saiba como fazer o uso correto de compressas:

Aplicar calor durante 15 a 20 minutos. Esse processo pode ser realizado de 4 a 6 vezes ao dia. O calor úmido (compressas quentes, banhos, duchas) funciona melhor do que o calor seco.

Se você estiver usando uma almofada de aquecimento elétrico ou bolsa térmica, cuidado para não deixá-la em contato direto com a pele, pois poderá causar queimaduras.

Gelo para aliviar a dor na coluna:

Gelo e compressas frias podem aliviar a dor, inchaço e inflamação. São mais efetivas nas distensões musculares, lesões articulares e outras condições como a artrite.

Você pode utilizar uma sacola com gelo embrulhada em uma toalha ou pano. Nunca aplique o saco plástico ou o gelo diretamente na pele. Outra possibilidade é molhar uma toalha com água fria e aplicar no local. Aplique por 15 a 20 minutos, 3 a 4 vezes ao dia.

É fundamental passar em avaliação médica com um Especialista em Coluna para o tratamento adequado da sua dor, principalmente se a dor persistir apesar das compressas.

Especialista em Coluna

RESPONSÁVEL TÉCNICO:
DR. LUCIANO PELLEGRINO - CRM 115408

Consulta com Especialista em Coluna em São Paulo

Clínica ColunaSP

Consulta Clinica ColunaSP Coluna
AV. Pompéia, 634 CJ. 215  Pompéia - SP
(11) 3459-2128 | (11) 999960-1592

Hospital Sírio Libanês

Consulta Sírio Libanês Coluna
Rua Dona Adma Jafet, 115 - Bela Vista - SP
(11) 3394-5007 | (11) 999960-1592

Para agendamento de consultas fale com nosso atendente online.

Atendimento Online
Close and go back to page