Agende sua consulta: (11) 3459-2128 ou (11) 95020-1592

Cirurgia da Coluna Vertebral

Cirurgia da Coluna Vertebral: Indicações e Tipos

Cirurgia na coluna vertebral – perguntas frequentes e principais tipos de cirurgia na coluna. Tudo o que você precisa saber sobre os últimos avanços nesta área.

A cirurgia na coluna vertebral é um procedimento que evoluiu ao longo dos anos. Atualmente, suas técnicas prezam pela baixa agressão ao corpo do paciente – como a conhecida cirurgia minimamente invasiva da coluna.

Os grandes procedimentos que eram realizados com uso de materiais mais grosseiros, foram substituídos em grande parte, por procedimentos menos invasivos, materiais mais precisos e modernos.

E os avanços tecnológicos e investimentos continuam em evolução e mesmo entre os procedimentos menos invasivos, como Laminectomia, Microdiscectomia e Discetomia Vídeo Endoscópica, há opções ainda mais modernas.

O uso de instrumentos menores e câmeras para guiar o médico especialista em coluna auxiliam nesses procedimentos de alta complexidade e com isso, uma evolução para melhora mais acelerada e resultados ainda mais satisfatórios.

Quando falamos em procedimentos pouco invasivos, a grande vantagem é que a cirurgia da coluna vertebral promove uma recuperação mais rápida e segura ao paciente que, em muitos casos, pode retornar à sua casa no mesmo dia.

Para determinar a necessidade de uma cirurgia na coluna, é preciso do acompanhamento de um médico especialista em coluna, para avaliar o quadro e orientar se a intervenção cirúrgica é realmente necessária.

É compreensível que os pacientes tenham muitas dúvidas sobre a cirurgia na coluna vertebral. As questões abaixo merecem o esclarecimento de todos.

Quando a cirurgia na coluna vertebral é indicada?

A cirurgia da coluna tem indicações bem específicas. Quando falamos em cirurgia da coluna, estamos falando de uma minoria dos casos que não apresentaram resultados satisfatórios às medidas conservadoras.

É importante frisar que a maioria dos problemas da coluna tem boa evolução com o tratamento clínico (não cirúrgico).

Estatisticamente, 80 a 90% das pessoas com problemas na coluna vertebral, melhoram com tratamento conservador em até 6 semanas, sob orientação médica.

O médico especialista em coluna é fundamental para determinar todas as opções terapêuticas, benefícios e possíveis riscos.

Na parcela dos indivíduos em que essa melhora não ocorre, ainda pode se esgotar as possibilidades e tentar outros tratamentos conservadores, caso não haja déficit neurológico, infecções ou emergência.

Em casos recorrentes, com limitação funcional ou urgência neurológica, algum procedimento cirúrgico pode ser necessário.

Quais casos levam à cirurgia na coluna vertebral?

Os principais casos que podem exigir uma cirurgia da coluna são:

Dentre esses diagnósticos, existe uma gama de tratamentos conservadores antes da cirurgia. Cada situação clínica deve ser individualizada e pode requerer um procedimento diferente pelo médico.

Quais os tipos de cirurgia na coluna?

As principais cirurgias na coluna disponíveis atualmente, para as mais diversas condições que acometem a coluna vertebral, são:

Endoscopia da Coluna

Atualmente, existe uma grande preocupação em como as áreas operadas se comportarão no futuro. Isso explica a tendência moderna de lesionar o menos possível os tecidos e estruturas da coluna para alcançar o local a ser tratado.

Para isso, foram criadas técnicas minimamente invasivas de acesso à coluna vertebral, com incisões mínimas e até mesmo percutâneas, como a endoscopia de coluna (cirurgia por vídeo da coluna).

Nessa técnica uma pequena cânula de 8mm é introduzida e através de uma microcâmera de alta resolução é possível tratar as mais variadas condições (hérnia de disco, estenose, cistos, pinçamentos do nervo, etc).

A alta geralmente é precoce, no mesmo dia.

Infiltrações, Injeções, Bloqueios e Radiofrequência

A infiltração na coluna, também considerada minimamente invasiva, tem por objetivo melhorar, de forma rápida, o quadro de dor do paciente.

Através de bloqueios em pontos específicos, são aplicados medicamentos anestésicos, anti-inflamatórios e corticoides nas facetas ou no forâmen intervertebral, a fim de controlar a fase aguda de condições como artrose e hérnia de disco. O objetivo principal é quebrar o ciclo de dor crônica para reabilitar de forma precoce e evitar uma piora do quadro.

Na rizotomia por radiofrequência também não há cortes. Pequenas agulhas (semelhantes a infiltração), alcançam o local da dor e inflamação e provocam uma lesão térmica no ramo do nervo sensitivo que está gerando a dor. Pode ser uma excelente indicação em casos de artrose na coluna.

Cifoplastia da Coluna

É mais um procedimento minimamente invasivo. Está mais voltada para o tratamento de fraturas ósseas causadas pela osteoporose ou tumores.

Um pequeno balão é introduzido por um corte de menos de um centímetro, sendo inflado dentro da vértebra para criar um espaço onde será preenchido por cimento ósseo, restaurando a estabilidade e a altura da vértebra. Após a finalização do procedimento, o balão é retirado. É comum a melhora imediata da dor e a alta no mesmo dia.

Cirurgia Tubular

Figura no rol das cirurgias minimamente invasivas da coluna. A cirurgia tubular possibilita realizar procedimentos de descompressão de nervos, geralmente causados pela hérnia de disco ou estenose de canal vertebral.

Semelhante a uma cirurgia convencional, ela pode ser usada para artrodese da coluna, através de pequenos tubos e dilatadores, evitando grandes cortes e lesões.

Artrodese ou Fusão Óssea

Considerada de grande porte ou procedimento invasivo aberto, ou simplesmente, cirurgia aberta, a artrodese ou fusão óssea é utilizada para a correção de deformidades na coluna vertebral, onde é necessária uma fixação do segmento. Aplica-se, principalmente para os casos graves de escoliose e/ ou casos de instabilidade da coluna (espondilolistese).

Em cirurgias abertas para a coluna vertebral, o principal foco é restabelecer a funcionalidade e equilíbrio. Para isso, alguns implantes especiais podem ser usados (parafusos, hastes, espaçadores, etc).

Os procedimentos cirúrgicos possíveis na coluna vertebral

Atualmente, existem uma série de procedimentos que atuam no tratamento e alívio de sintomas causados pelas mais diversas condições que acometem a coluna vertebral.

Todavia, a orientação para uma intervenção cirúrgica deve ser prescrita por um médico especializado em coluna, uma vez que há diversas técnicas disponíveis, que podem ser aplicadas de acordo com a necessidade do quadro do paciente.

Dentre os procedimentos cirúrgicos disponíveis para a coluna vertebral, estão:

Infiltrações, injeções, bloqueios e radiofrequência

A infiltração na coluna minimamente invasiva, têm por objetivo melhorar, de forma rápida, o quadro de dor do paciente.

Através de bloqueios em pontos específicos, medicamentos anti-inflamatórios e corticoides são aplicados nas facetas ou no forâmen intervertebral, a fim de controlar a fase aguda de condições como artrose e hérnias discais.

+ Infiltração na coluna, bloqueios ou rizotomia

Cirurgias minimamente invasivas

As cirurgias minimamente invasivas são aquelas que exigem cortes milimétricos e pequenos instrumentos cirúrgicos para a sua realização. Nesta técnica, o principal objetivo é evitar a agressão ao corpo do paciente.

Por ser um procedimento pouco invasivo, tal cirurgia da coluna vertebral promove uma recuperação mais rápida e segura ao paciente que, em muitos casos, pode retornar à sua casa no mesmo dia.

Procedimentos invasivos abertos

Os procedimentos invasivos abertos são aqueles utilizados para a correção de deformidades na coluna vertebral, como a escoliose e/ ou casos de instabilidade da coluna onde é necessária uma fixação do segmento (artrodese ou fusão óssea).

Em cirurgias abertas para a coluna vertebral, o principal foco é restabelecer a funcionalidade e equilíbrio da mesma. Para isso, alguns implantes especiais podem ser usados (parafusos, hastes, espaçadores, etc).

+ Escoliose

Como é a recuperação pós-cirurgia da coluna vertebral?

A recuperação pós-cirurgia da coluna vertebral é dependente da individualidade de cada quadro. De uma forma geral, nos primeiros dias é prescrito um repouso relativo de atividades pesadas até o primeiro retorno e reavaliação da cicatrização da pele (7 à 10 dias).

Em procedimentos minimamente invasivos como a infiltração da coluna e endoscopia de coluna, o trabalho de reforço muscular já inicia nas primeiras semanas.

Em procedimentos maiores como a artrodese, é necessário aguardar o tempo de consolidação óssea para retomar atividades de fortalecimento e esportes. Durante esse período até a retomada de esportes é interessante uma boa reabilitação motora como a fisioterapia e o RPG.

+ Reeducação Postural Global (RPG)

Quanto tempo dura uma cirurgia na coluna vertebral?

O tempo de duração para a cirurgia minimamente invasiva da coluna pode variar de 30 minutos (infiltração na coluna) até 90 minutos (endoscopia da coluna), em média.

Para cirurgias da coluna mais extensas, como a artrodese, a duração média é de 3 horas.

Como é a recuperação após a cirurgia na coluna vertebral? É possível praticar esportes?

A recuperação após a cirurgia da coluna vertebral é conforme a individualidade de cada quadro.

De uma forma geral, nos primeiros dias (7 a 10 dias) é prescrito um repouso relativo de atividades pesadas até o primeiro retorno e reavaliação da cicatrização da pele.

Em procedimentos minimamente invasivos, como a infiltração da coluna e endoscopia de coluna, a alta hospitalar é no mesmo dia, e o trabalho de reforço muscular já se inicia nas primeiras semanas.

Após 4 a 6 semanas, atividades de alto impacto e contato constante podem ser praticadas.

Para as cirurgias maiores, considerando a artrodese, é necessário aguardar o tempo de consolidação óssea – de 4 a 6 meses e com supervisão médica inicial para retomar atividades de fortalecimento e esportes. Durante esse período, é importante uma boa reabilitação motora como a fisioterapia e o RPG. O tempo de internação hospitalar costuma ser 3 ou 4 dias.

Os cuidados poderão ser mais específicos conforme o local da cirurgia na coluna: cervical, torácica ou lombar, que compreende respectivamente a região do pescoço, meio das costas e fim da coluna.

Qual o risco da cirurgia na coluna vertebral?

Os riscos da cirurgia na coluna foram diminuídos significativamente graças ao avanço da tecnologia.

Para as cirurgias minimamente invasivas, os riscos são muito baixos e como exemplos temos: reações adversas à anestesia e medicamentos, infecções ou problemas de cicatrização.

O tempo de intervenção reduzido e também o menor tempo de internação diminuem ainda mais a probabilidade de complicações.

Já nas cirurgias maiores, a tecnologia também contribui para que se realize de forma segura. Na artrodese, por exemplo, além das mesmas situações previstas possíveis para as minimamente invasivas, a correção a ser feita é acompanhada em tempo real por um sistema chamado monitorização neurofisiológica (potencial evocado), que permite atuar no limite seguro para não apresentar riscos à medula espinhal e raízes nervosas.

Ressalte-se que para ambos os tipos de cirurgia da coluna, a anestesia é aplicada, podendo ser local + sedação para procedimentos mais simples, ou geral, devendo ser realizadas em ambiente hospitalar.

 

Para dúvidas e mais esclarecimentos, agende uma consulta.

Publicações científicas:

Sociedade Brasileira de Coluna – https://www.coluna.com.br/
AO SPINE – https://aospine.aofoundation.org/
Sociedade norte americana de cirurgia de coluna – https://www.spine.org/

Agende uma consulta com Dr. Luciano Pellegrino

    Telefone: (11) 3459-2128

    Whatsapp: (11) 95020-1592

    Horário: Segundas e Quartas das 08h00 às 18h00 | Terças e Quintas das 08h às 20h | Sextas das 08h às 17h

    Agendar online agora

    Veja os horários disponíveis para consulta presencial ou online.
    Luciano Pellegrino - Doctoralia.com.br