14 Comments
-
-
Dr. Luciano
Olá Keila! Obrigado pela mensagem. Ficamos à disposição.
-
-
Parabéns pelo conteudo da materia, bem esclarecedor. O meu caso foi uma queda de costa, onde afetou a L5 e S1, a dor aparece quando fico em pé, no gluteo, coxa e canela, suave dormencia na canela esquerda. Fiz a ressonancia lombar para identificar o real problema. Obrigado pela materia.
-
Lilla
Dr. Tenho sofrido com a dor cíatica e ela piora muito quando deito na cama a noite. Você indica algum colchão específico que ajude a aliviar os sintomas?
-
Dr. Luciano
Olá Lilla! Um colchão firme (nem muito duro e nem muito mole) é importante sim. E que seja ajustado ao seu peso (os colchões em geral têm essa indicação). Mas mais importante do que o colchão é saber a causa dessa dor ciática. A dor ciática não é causada simplesmente por um mau colchão, mas pode sim ser agravada por ele. Portanto, além do colchão, é importante passar em uma avaliação com seu médico para determinar melhor esse diagnóstico e os possíveis tratamentos.
-
-
Excelente texto. Estou nesse momento passando por essa nada agradável experiência. Estou medicado para dor e em repouso. Duas dúvidas: Devo caminhar um pouco mesmo sentindo ainda dor? As compressas seriam frias ou quentes?
-
Dr. Luciano
Olá Raniere! É importante não ficar muito parada. Entretanto, a dor é um fator de proteção. A caminhada é importante, mas se forçar ou provocar a dor. Seu corpo irá ganhar mais tolerância a medida que a dor for cedendo. As compressas ideais par aa coluna são as quentes.
-
-
Excelente explicação, muito clara e objetiva.
Atualmente venho sentindo dor nas nadegas quando sento e deito principalmente.
Mas tenho desgaste na lombar e não comecei o tratamento pq logo depois descobri a gravidez.
Me indica atividade física ? Musculação ou pilates ?-
Dr. Luciano
Olá Eliana! A atividade física de fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna vertebral é fundamental. Dentre elas, o pilates é uma das melhores. Porém, converse antes com seu médico para avaliar se você está na fase de exercícios já nesse momento ou na fase de reabilitação analgésica. Tudo depende do quadro clínico atual.
-
-
Luciana Tramontin Nolli
boa noite! me chamo Luciana, estou a quase 2 meses com minha vida parada devido a dor ciática, já fiz ressonância e deu hérnia de disco. mas já fiz de tudo, fisioterapia, osteopatia, Pilates, massagem, remédios ( bastante) e nada alivia. já estou desesperada, pois tenho 2 filhos pequenos e não consigo dar atenção a eles. não sei mais o que fazer.
-
Dr. Luciano
Olá Luciana! A dor ciática refratária ao tratamento clínico é um sintoma limitante. Converse sobre as opções de tratamento com seu médico. Os procedimentos cirúrgicos atuais são minimamente invasivos e podem solucionar rapidamente casos como o seu em que todo o tipo de tratamento conservador já foi realizado.
-
-
perfeito a explicação!
-
Dr. Luciano
Obrigado Ana Maria! A dor ciática é muito frequente na população em geral e um tema importante para os pacientes entenderem melhor.
-

Keila Ribamar Almeida Ferreira
Parabéns pelas informações! Foram muito úteis para mim.