50 Comments
-
-
Dr. Luciano
Obrigado Maria Ivoneide!
-
-
Lidiane Avles
Fiz infiltração na coluna c/ Dr. Luciano Pellegrino há 2 anos, foi a melhor coisa que me aconteceu. Sofria de dores crônicas há mais de 5 anos. Foi o que me possibilitou retomar minhas atividades físicas e melhorar meu condicionamento muscular. Obrigada!
-
Dr. Luciano
Obrigado pela confiança Lidiane. Grande abraço
-
-
Dr. Luciano
Obrigado!
-
Maria das Graças Santos Soares
Estas explicações foram muito úteis. Pois estou me preparando para realizar este procedimento e fiquei mais tranquila. Obrigada
-
Dr. Luciano
Que ótimo Maria das Graças. Ficamos sempre à disposição. Luciano Pellegrino
(11) 95020-1592
-
-
Gabriela
Olá, boa noite.
Minha mamãe realizou o procedimento bloqueio com radiofrequência pelo convênio. Ela está no 5° dia de recuperação, porém sente muitas dores na perna e joelhos, com sensação de estar muito quente.
Fomos ao médico e nos informaram que faz parte do procedimento, que é natural sentir essas dores. Ela não consegue dormir desde que realizou o mesmo.
É isso mesmo?Agradeço todas as informações prestadas.
Muito obrigada.
-
Dr. Luciano
Olá Gabriela, após um bloqueio por radiofreqüência pode ou nao haver um leve incômodo local na coluna nos primeiros 2 ou 3 dias. Mas se a dor está forte ou tendo irradiação para as pernas, o ideal é marcar uma avaliação com seu médico.
-
-
Neide Helena Benfica
Eu já operei a coluna, artrodese e laminectomia, porém tenho crises terríveis de dores . No meu caso de coluna operada a infiltração também é indicada?
Obrigada
-
Dr. Luciano
Olá Neide! Em alguns casos pode ser uma boa indicação sim. O ideal é avaliar caso a caso.
-
-
Kali
Depois de fazer o bloqueio, o paciente pode ter aumento do apetite, edema corporal e/ou aumento de peso por causa do corticóide?
-
Dr. Luciano
Olá Kali!
Essa não é uma situação comum, pois a dose de corticóide aplicada é muito pequena e direta na coluna, diferentemente da administração sistêmica de corticóides (comprimidos, injeções comuns).
-
-
Fiz uma infiltração numa clínica, e vendo o preparo, o modo para a aplicação, foi totalmente diferente. Fiquei em pé, apenas um pouco inclinada pois com a dor na coluna não conseguia mais e em menos de 3 minutos o ortopedista fez isso e não fiquei sequer 1 segundo lá,ele aplicou e me liberou. Agora vendo essa explicação fiquei até preocupada. Devo ficar?
-
Dr. Luciano
Olá Cristina! Não necessariamente. Existem diversos tipos de infiltrações, até mesmo mais superficiais que não necessitam de todo esse preparo e estrutura de aparelho de imagem. Talvez você tenha se submetido a uma infiltração muscular ou miofascial superficial em algum ponto gatilho de dor. O mais importante é conversar bem com seu médico para ajustar as expectativas e tipos de tratamentos.
-
-
Cristiane
Como fisioterapeuta, nunca li uma matéria tão completa sobre o assunto disponível para a população como esta do dr Luciano!!!!
Meus parabéns!
Sucesso!!-
Dr. Luciano
Olá Cristiane! Obrigado pelo comentário. Costumo dizer aos pacientes que a fisioterapia e reabilitação motora são partes fundamentais no processo de tratamento e recuperação, independente da infiltração na coluna bem indicada.
-
-
Olá.
Fiz a infiltração na quarta-feira dia 16/03, e hoje dia 20/03 ainda sinto a mesma dor e dormência na perna que sentia antes da infiltração. É assim mesmo?-
Dr. Luciano
Olá Chayane! Normalmente logo após a infiltração na coluna já há um alívio significativo da dor pela ação do anestésico local. Nos próximos dias o efeito analgésico e antiinflamatório do corticóide melhora ainda mais os sintomas levando a efeitos mais duradouros. Se ainda persiste com dor, o ideal é conversar com seu médico para uma nova avaliação.
-
-
Cristiane
É muito bom ver um conteúdo rico e interessante, além da atenção nas respostas! Muito obrigada! Sucesso! 👏
-
Dr. Luciano
Olá Cristiane! Muito obrigado. O tema infiltração na coluna gera muitas dúvidas entre os pacientes, por isso a importância de esclarecermos bem. Ficamos à disposição.
-
-
Cesar
Boa tarde Dr. Luciano,
Primeiramente parabéns pelo artigo! Extremamente elucidativo e objetivo.
Vou fazer esse procedimento na segunda quinzena de abril. Tentamos inicialmente tratamento medicamentoso mas com a persistência da dor, a médica optou por fazer o bloqueio.
Sou corredor há mais de 40 anos e a dor estava limitando tanto os treinos de corrida quanto os de fortalecimento.
A médica esclareceu-me que esse procedimento é temporário mas que, devido à regularidade da minha atividade física, há grande possibilidade de haver remissão total da dor. Sou fisioterapeuta e professor de educação física. A manutenção correta da musculatura pode realmente evitar recidivas? Obrigado pela atenção e mais uma vez parabéns pelo artigo!-
Dr. Luciano
Olá Cesar! O seu caso parece ser uma boa indicação sim. Já foi realizado um tratamento clínico sem melhora e o fato de ser bem ativo auxilia na reabilitação da coluna vertebral. É importante frisar que a infiltração na coluna é um tratamento adjuvante e complementar aos exercícios direcionados de fortalecimento muscular. Sua pergunta está perfeita, a manutenção dessa musculatura pode sim evitar as recidivas. Bom procedimento!
-
-
Leila
Olá, uma fisioterapeuta me disse que de acordo com uma pesquisa científica feita nos Estados Unidos, essa infiltração pode causar artrose, e realmente um ano depois que eu fiz minha primeira infiltração na cervical, apareceu a artrose. Essa informação procede ou depende de cada caso?
Agora estou com medo de fazer a segunda infiltração.-
Dr. Luciano
Olá Leila, a infiltração é apenas uma injeção de medicamentos na região da dor/inflamação. Não tem o poder de alterar a estrutura anatômica local. Alguns outros tipos de tratamentos cirúrgicos (artrodese por exemplo), podem eventualmente evoluir com artrose nas articulações adjacentes.
-
-
Amei as esplicacoes vou fazer este procedimento . parabéns dr. Luciano
Estava com muito medo.estou mais tranquila obrigada dr-
Dr. Luciano
Que bom Luciene. A infiltração na coluna quando bem indicada apresenta ótimos resultados. Ficamos à disposição.
-
-
Luiz Antonio
Oi doutor Luciano boa noite. Minha esposa fez a 1 ano aproximadamente um infiltração lombar, na época tínhamos convênio pagamos todos os exames para uma cirurgia de ernia de disco mas nenhum médico queria fazer. Então ela fez a infiltração mesmo. O médico pediu para retornar depois quando acabar o efeito, mas agora não temos convênio médico. Como podemos proceguir agora? O sid dela é 511. Abraço
-
Dr. Luciano
Olá Luiz! O ideal seria reavaliar o exame clínico e exames de imagem dela para determinar o melhor tratamento. A maioria dos casos bem indicados de infiltração da coluna evoluem bem se uma boa reabilitação da musculatura for realizada.
-
-
Fiz infiltrações no dia 07/11 e hoje 20 dias depois continuo com dores na lombar e na cervical, mesmo já tendo iniciado a fisioterapia. E também sinto dores no assoalho pélvico. É comum a dor prolongada na recuperação? Sinto dores quando fico muito tempo em pé também.
-
Dr. Luciano
Olá Charlene, o ideal é conversar bem com seu médico para entender em quais pontos anatômicos da coluna foi colocada a medicação. Em alguns casos pode haver um leve desconforto (dor menor que a anterior) nos primeiros 3 a 4 dias. Mas a tendência é ir melhorando brevemente.
-
-
Leonardo
Só queria dar os parabéns ao médico. Ótimas explicações e respondeu a todas as perguntas. Um profissional assim deveria se orgulhar, isso sim é amar à profissão. E detalhe, responde a todas as perguntas. Ah, não sou cliente dele fazendo propaganda, sou de Brasília. Parabéns Dr. Que todos nós possamos ser bons nos nossos trabalhos, seja qual for, profissionais bons, tornam o mundo melhor. Sejamos pacientes, aprendamos a conviver com o “jeito” de cada um.
-
Dr. Luciano
Olá Leonardo! Muito obrigado pelas palavras. Esse tema “infiltração na coluna” gera muita dúvida entre os pacientes e é sempre bom explicarmos bem para ajustar expectativas e prognósticos em cada caso. Fico à disposição no que puder ajudar. Luciano Pellegrino
-
-
Ciumara Duarte
Olá doutor, fiz um bloqueio na lombar por conta de uma lombociatalgia faz 15 dias e até agora não vi efeito algum. Meu médico disse que ainda tenho medicação no corpo e que devo aguardar mais um pouco. Me receitou Pregabalina e mais fisioterapia. Minha dor só melhora quando me deito completamente esticada, mas é insuportável a dor ciática quando me levanto e estou tendo dificuldade pra andar. Será que meu caso é cirúrgico? Não sei mais o que faço, se fico de repouso ou se me forço a fazer as coisas. Tem sido bem complicado.
-
Dr. Luciano
Olá Ciumara! Em geral o efeito da infiltração na coluna é sentido já no primeiro dia pelo efeito do anestésico local e a potência analgésica aumenta nos dias subsequentes pelo efeito do corticóide (antiinflamatório). Difícil lhe dizer se seu caso é cirúrgico sem examinar e avaliar as imagens para sabermos qual é a real compressão neurológica que está ocorrendo. O objetivo da infiltração na coluna nesses casos é tentar suprimir o processo inflamatório e a dor até a consolidação do problema. Procure conversar novamente com seu médico para ver as possibilidades a partir desse momento. Ficamos à disposição.
-
-
Bárbara
Olá dr, já faz 3 meses que estou com dor lombar muito forte que não passa por nada. Fui no ortopedista, ele pediu uma ressonância e deu “fratura na vértebra lombar l5”, ai ele passou medicamento e não melhorou minha dor. Hoje :dia 10/04 tive retorno com o ortopedista e ele fez a infiltração só que fiquei em pé. Só não melhorou meus sintomas, parece que a dor tá mais forte e limitou mais meus movimentos e tá radiando para perna esquerda. Não consigo nem dormir, é normal ?
-
Dr. Luciano
Olá Bárbara, o ideal seria fazer uma avaliação clínica e análise dessas imagens. O tratamento conservador da fratura de L5 consiste na imobilização (colete) por cerca de 4 a 6 meses. A dor deve ir diminuindo com o passar das semanas. Mas se há piora/persistência da dor ou mesmo irradiação para a perna, deve ser reavaliada a consolidação óssea e talvez até repetir exames para determinar se há algum tipo de compressão neurológica.
-
-
Boa tarde Dr. Luciano, Se o Sr. não for pro céu, já sei que eu não vou. O Sr. é muito educado e atencioso nas suas resposta. a gente percebe uma preocupação com os pacientes. E também respondo de uma forma de não deixar os pacientes preocupados pois nós sabemos que esse procedimento tem seus riscos.
-
Dr. Luciano
Olá Flávio! Obrigado pelas palavras. Mas faz parte do nosso trabalho e obrigação como médico tentar auxiliar a todos. Ficamos à disposicão. Um abraço
-
-
Jose Jr
Parabéns Dr. Luciano pela ótima explicação. Fiz esse procedimento aqui em Santa Catarina, e foi dessa forma que você explicou. Estou com hérnia de disco L4 e L5, e tive uma crise Ciática que travou minha perna e não suportava mais as dores. Dois dias após a infiltração a dor diminuiu muito, e já estou voltando as minhas atividades normais. É um procedimento seguro e foi a melhor coisa que me aconteceu, após 6 semanas de dor crônica e por fim aguda.
Obrigado Dr, por compartilhar o conhecimento, que Deus te ilumine e abençoe.
-
lenita
eu fiz em 28/11/ 2018, foi ótimo, mas dor só passou mesmo em março 2019, estamos em 2024 e ano passado 2023 foi voltando a dor , agora ja esta com tudo, hj esta difícil ate andar, vou voltar ao medico urgente., tenho espondilolistese grau 3 aguardo cirurgia, mas esse tratamento paliativo foi muito bom para mim .
-
Dr. Luciano
Olá Lenita! Sim, a infiltração na coluna nesses casos pode ser um tratamento paliativo em quem aguarda por cirurgia ou, eventualmente, não quer ser submetido a uma cirurgia maior.
-
-
Bom dia dr. Muito esclarecedora sua explicação. A minha dúvida é: fiz o bloqueio na região lombar, doía muito a perna direita. O médico disse que, por causa da hérnia, a região estava bem inflamada. Após o procedimento, a dor na perna aliviou bem, porém não estou aguentando de dor na perna esquerda e limitou o meu caminhar. É possível que durante o bloqueio, pode ter complicado o nervo da perna esquerda?
Agradeço a atenção. Bom dia. -
Priscila
Fantástica a explicação!!! Eu fiz infiltração na quinta feira passada e estava me fazendo algumas perguntas do pós procedimento… muito esclarecedora sua postagem.
-
Dr. Luciano
Muito obrigado Priscila! A infiltração na coluna, quando bem indicada, é um excelente procedimento para tratar diversas patologias da coluna vertebral.
-
-
Neide Aparecida Fernandes
vou fazer esse procedimento e seu artigo foi esclarecedor meus parabéns e obrigada
-
Dr. Luciano
Olá Neide! Muito obrigado. A infiltração na coluna é um excelente procedimento quando bem indicado. Bom procedimento!
-
-
Bárbara
Olá Dr, estou com espondilólise com mínima espondilolistese em L5 – S1, abaulamento discal em L3-L4, hérnias discais protusas posteromedianas em L4-L5 e L5-S1 sem melhora com tratamento conservador e 40 sessões de fisioterapia sem melhora. Hoje dia 16/09/24 fiz um bloqueio foraminal na lombar a tarde e queria saber se é normal sentir as pernas pesadas?
Maria Ivoneide
Ótimas explicações sobre a infiltração na Coluna!!