10 dicas para dor nas costas

10 dicas para dor nas costas

10 dicas para dor nas costas

Sofre com dores nas costas constantes? Infelizmente, essa é uma condição cada vez mais comum, devido a vários fatores. Para que as dores nas costas não sejam um empecilho na sua qualidade de vida, separamos 10 dicas práticas para dor nas costas.

Justamente para que a sua dor seja aliviada e até mesmo curada, dependendo da sua situação atual de saúde. Além das boas práticas diárias, também é preciso do acompanhamento e orientação de um ortopedista de coluna para que o paciente possa prevenir aflições que acometem a estrutura e viver melhor.

10 dicas para dor nas costas: aprenda a viver melhor

Toda dor precisa ser diagnosticada e tratada adequadamente. No entanto, existem algumas dicas que podem possibilitar lidar melhor com as dores, confira quais são elas!

1. Evite a má postura

10 dicas para dor nas costasÉ importante perceber se você está sentando adequadamente ou se movimentando com fluidez. Repetir movimentos errados todos os dias podem ocasionar as dores nas costas.

Afinal, você está expondo seu corpo a movimentos repetitivos e que não são adequados para sua anatomia. Por isso, mantenha sempre um certo nível de cuidado com a sua postura. Tendo atenção para que você se sente adequadamente para trabalhar, dirigir e até mesmo para assistir televisão.

2. Procure alongar durante o dia

A dor nas costas, geralmente está associada a movimentos inadequados que são repetidos ao longo do dia. Podendo também, estar associado a tensão muscular. Para evitar esse tipo de inconveniente, vale a pena levantar e se movimentar durante alguns intervalos.

Fazer alongamentos é uma maneira de ajudar o corpo a se movimentar com mais fluidez e evitar que a tensão tome conta dos músculos. A prática de alongamento é segura e costuma tomar pouco tempo. Portanto, vale a pena fazer alguns ao longo do seu dia.

3. Adote uma atividade física

10 dicas para dor nas costasO sedentarismo, é um dos principais problemas que ocasiona alterações de saúde. As dores nas costas costumam estar intimamente associadas ao estilo de vida sedentário.

Ao praticar atividade física, os músculos que dão sustentação para sua coluna são diretamente beneficiados. Aumentando a resistência física e evitando que as dores musculares na região da coluna afetem a sua qualidade de vida.

4. Evite a automedicação

Quando a dor nas costas é constante, isso é um sinal de que existe um problema de saúde. Portanto, a melhor conduta é procurar ajuda médica.  Evite fazer automedicação, justamente para não mascarar os sintomas e acabar deixando o problema de saúde se agravar.

Ao buscar ajuda de um médico especialista de coluna, é possível identificar e tratar o problema. Evitando que a doença se agrave por falta de cuidados adequados.

5. Cuidado ao carregar peso

10 dicas para dor nas costasTenha total atenção para sua postura nesse momento. A tentativa de carregar muito peso pode estar intimamente associada as dores nas costas. O ideal é sempre pedir ajuda para outra pessoa dividir o peso com você. Além disso, vale a pena se preparar caso o seu dia a dia exija carregar peso.

Fazer musculação para fortalecer o corpo, ajuda a aumentar sua capacidade de carregar peso sem causar problemas.

Usar calçados confortáveis como tênis e procurar sempre equilibrar o peso distribuindo-o pelo corpo, é a melhor maneira de carregar itens pesados. Assim, você evita sobrecarregar alguma estrutura em específico.

As mulheres, devem ter atenção especial para suas bolsas que costumam ser pesadas. E isso acaba sobrecarregando o ombro que carrega o acessório, podendo gerar desequilíbrio para andar. E obviamente, o resultado será dor no corpo. Seja nas costas ou em outra região por tentar equilibrar o peso de seu acessório.

6. Use bolsa de água quente

Para evitar o uso de medicamentos, vale a pena apostar no uso de uma bolsa de água quente no local da dor. Dessa forma, você alivia a dor usando a bolsa sobre o local dolorido por 20 minutos. E conseguirá justamente evitar o consumo de medicação.

O que é muito importante para evitar efeitos colaterais indesejados de relaxantes musculares e remédios anti-inflamatórios.

7. Adote o Pilates

10 dicas para dor nas costasO Pilates é uma excelente técnica para quem sofre com dores nas costas. Contribuindo para que o praticante fortaleça a musculatura enquanto alonga o corpo inteiro com os exercícios. Portanto, é uma excelente maneira de se exercitar, sem causar qualquer tipo de impacto para as articulações e garantindo um bom alívio de dores.

O Pilates é um método muito antigo e apreciado por quem busca aumentar a qualidade de vida e o bem-estar. Aliviando dores nas costas e auxiliando no tratamento de problemas posturais.

Por ser uma modalidade que favorece o alongamento os movimentos fluídos, o Pilates é ótimo para uma movimentação mais saudável e natural do corpo.

8. Avalie seu colchão

Muitas vezes, observamos todos os aspectos de nosso dia, mas não nos damos conta da importância de um bom colchão. No entanto, 1/3 das nossas vidas é dedicado a dormir. Portanto, é muito tempo deitado, o que requer um bom colchão.

Quando o colchão fica muito velho, ele tende a fazer o desenho de como você dorme nele, fazendo “buracos” que encaixam o corpo.

E isso pode estar desencadeando as dores nas costas. Se você acorda sem a sensação de que descansou ou seu colchão está nitidamente muito antigo, é hora de pensar em comprar um novo.

9. Cuidado com os treinos

10 dicas para dor nas costasA vida sedentária é prejudicial para a saúde da sua coluna, assim como o exercício feito incorretamente.

Acontece que, todo exercício precisa ser acompanhado por um profissional de educação física. Para que a sua postura seja corrigida e o treino seja feito da forma adequada. Evitando forçar a musculatura demais ou da maneira inadequada. Assim, é possível ter resultados e manter a sua saúde em dia. Na hora de treinar, cuidado com excessos!

10.  Cuidado com a cadeira do escritório

Principalmente se você trabalha no modelo home office, tenha cuidado com a cadeira do escritório. Adapte o assento para que ele fique confortável. Mantendo a boa postura da sua coluna e os pés apoiados no chão.

Dessa forma, é possível evitar que a má postura cause dores ao longo do dia, complicando a sua performance no trabalho e sua qualidade de vida. Aplique todas essas dicas para evitar dores nas costas!

Toda informação é de caráter apenas informativo e não substitui uma avaliação médica com um Especialista em Coluna.

 

Leia Mais

  • Qual a postura correta? A má postura é um problema cada vez mais frequente no mundo moderno. A postu...

  • Anatomia da Coluna Vertebral Sua coluna é formada por vértebras (ossos), discos, medula (nervos), li...

  • Dor ciática: Sintomas, Diagnóstico e Tratamento O termo dor ciática geralmente é usado para descreve...