Home
Slide background

Bem-Vindo!
Informações de um Médico
Especialista em Coluna

Cisto facetário

 

O cisto facetário é um tipo de cisto benigno que contém líquido sinovial em seu interior. Por isso, o cisto facetário também pode ser chamado de cisto sinovial. Esse líquido está presente em diversas outras articulações do nosso organismo.

O cisto sinovial pode ocorrer adjacente a qualquer articulação do corpo, porém na coluna vertebral ele é relativamente frequente, principalmente na coluna lombar. O segmento mais comum é o nível L4-L5, local de grande mobilidade na coluna lombar. A hipótese mais aceita para o seu aparecimento é uma combinação de desgaste degenerativo da faceta articular (artrose na coluna) com instabilidade local. É muito comum a presença de cisto facetário em pacientes com espondilolistese (escorregamento de uma vértebra sobre a outra – instabilidade).

A prevalência do cisto facetário na coluna é de 2 a 7% na população em geral. A maioria dos pacientes com cisto facetário lombar está na sexta década de vida, entretanto ele já pode estar presente em adolescentes e indivíduos mais jovens.

A maioria dos cistos facetários não causam sintomas e são achados acidentalmente em algum exame de imagem da coluna vertebral. O crescimento do cisto, ou até mesmo a proximidade com estruturas neurológicas pode levar a sintomas de dor e limitação. O quadro clínico irá depender muito do seu volume e localização.

Nos pacientes sintomáticos é comum a queixa de dor radicular irradiada para alguma parte do membro inferior, alterações de sensibilidade e até força muscular.

Os sintomas geralmente estão relacionados com a posição do paciente, podendo piorar ao ficar em pé e andar.Cisto facetário

Normalmente a radiografia simples não evidencia o cisto facetário, a não ser que o mesmo esteja calcificado. O exame ideal para diagnóstico e acompanhamento é a ressonância magnética, pois além de demonstrar o tamanho e a localização, pode identificar a causa subjacente para o seu aparecimento (espondilose, hipertrofia facetaria, instabilidade, etc).

A tomografia computadorizada pode estar indicada em alguns casos suspeitos de calcificação ou até mesmo no planejamento terapêutico.

A escolha do melhor exame para cada caso irá depender da indicação do seu médico.Cisto facetário

 

 

O tratamento irá depender da presença ou não de sintomas. Nos casos em que o cisto é um achado acidental no exame de imagem e não causa qualquer sintoma, nenhum tratamento é necessário.

Se o indivíduo apresenta dor ou qualquer sintoma neurológico, é muito importante passar em avaliação médica para determinar as melhores opções terapêuticas. Há uma série de opções para abordagem cirúrgica, desde punções guiadas, ressecções minimamente invasivas a ressecções abertas.

 

O tratamento deve ser individualizado para cada paciente e direcionado por um especialista em coluna.

 

Dor nas costas

especialista em coluna - dor nas costas

Dor nas Costas. O que pode ser?

Saiba mais

Escoliose

escoliose p

Escoliose. O que é?

Saiba mais

Cirurgia da Coluna

especialista em coluna - cirurgia

Quando é indicada uma Cirurgia da Coluna?

Saiba mais

Especialista em Coluna

especialista em coluna

Quando procurar um Especialista em Coluna?

Saiba mais

Mochila ideal

Mochila Ideal

Mochila ideal para escola?

Saiba mais

Coluna Cervical

especialista em coluna - dor cervical

Dor na coluna cervical?

Saiba mais