1 item tagged "Minha Coluna Travou"

  • Coluna Travada. O que fazer?

     

    Coluna travada

    A dor na coluna vertebral é um sintoma comum. Aproximadamente 80% das pessoas experimentam dor nas costas durante a vida.

    No entanto, em alguns casos a dor aparece de forma aguda, intensa e muitas vezes “travando” a coluna. Muitos pacientes não conseguem nem se mover da posição em que estavam quando iniciou a dor. A definição de aguda é simplesmente um episódio que é inferior a 6 semanas de duração. A história mais comum é a do paciente que foi fazer um esforço e fletiu (dobrou) o tronco para frente na tentativa de pegar um objeto e travou.

     

    Minha Coluna Travou... E agora?

    Pode ser muito doloroso e muito assustador. Felizmente, provavelmente irá melhorar em algumas horas na maioria dos casos. A avaliação médica é importante para abreviar e atenuar a dor, além de procurar uma causa e evitar novos episódios, pois pode se tratar de um simples episódio de contratura/espasmo muscular até uma lesão no disco (ex.: fissura do ânulo fibroso). 
    A dor aguda nas costas pode assumir diferentes formas. Muitas pessoas têm dor na coluna ocasionalmente, e essa não é muito incômoda. Ou seja, esses pacientes lidam bem e seguem com a vida, porém algumas vezes acabam tomando analgésicos simples.
    A preocupação maior são os casos de episódio agudo intenso. Algumas pessoas têm espasmos ou um travamento agudo da coluna, ficando "presos" em uma posição. Não se preocupe se isso acontecer, os músculos das costas sempre "destravam". A questão é como “destravar a coluna” e voltar a ser capaz de fazer as coisas normalmente. Por isso é necessário o repouso breve inicial, calor local, analgesia precoce e aos poucos ir voltando às atividades do dia-a-dia. 

    O controle da dor é importante. Medicações analgésicas, antiinflamatórias e até analgésicos opióides mais fortes devem ser manejados pelo seu médico dependendo da intensidade do quadro. Os pacientes muitas vezes têm uma preocupação que eles podem "mascarar" a dor com analgésicos e serem prejudicados. Isso não é verdade. O nosso corpo tem reflexos protetores muito potentes e analgésicos simples não irão bloqueá-los.

    A maior parte dos episódios de dor na coluna aguda melhorará com medidas simples. Uma vez que a dor começar a melhorar é importante voltar à sua atividade normal o mais rapidamente possível

    Coluna travada


    Existem alguns sinais de “alarme” que devem ser observados e nesses casos uma avaliação com especialista em coluna é fundamental:

    - história prévia de cirurgia oncológica ou diagnóstico prévio de câncer

    - perda de peso inexplicada

    - dor que continua a piorar apesar de analgésicos simples


    - episódio recente ou presente de infecção (febre, mal estar, etc)

    - doenças imunossupressoras

    - primeiro episódio de dor aguda intensa após os 55 anos de idade

    - dor noturna (que você acorda com ela no meio da noite)

    - sintomas de síndrome da cauda equina (anestesia do períneo, perda de força nos membros inferiores, incontinência urinária)

    - alteração de sensibilidade e força nos membros 

     

    Como evitar novas crises de dor na coluna e não travar?

    Após a melhora do quadro agudo, é fundamental corrigir sua postura e fazer a reabilitação motora para fortalecimento dos músculos estabilizadores da coluna (paravertebrais e abdominais). A coluna vertebral deve ser protegida por essa musculatura em todas as situações. Dessa forma, você terá uma coluna saudável, discos preservados e, o mais importante, não terá dor. A maioria dos casos melhoram com medidas conservadoras. A cirurgia da coluna está reservada para uma minoria dos pacientes, sendo fundamental uma avaliação médica.

    Saiba mais sobre dor lombar, o tipo mais comum de dor que pode levar ao travamento da Coluna Vertebral. 

     

    Independente da duração e intensidade do travamento da coluna, é muito importante passar em avaliação com umespecialista em coluna na evolução para diagnosticar o problema e evitar novos episódios.

     

EasyTagCloud v2.8