Quando procurar um Médico de Coluna?

exercícios para coluna

Quando procurar um Médico de Coluna?

Quando procurar um Médico de Coluna?

Quando procurar o médico de coluna especialista? A avaliação médica de um especialista em coluna é muito importante para várias situações clínicas. O médico de coluna poderá auxiliar em muitos casos.

Cerca de 80% das pessoas terá dor na coluna vertebral em algum momento da vida. Grande parte dos sintomas agudos da coluna podem ser efetivamente manejados pelo seu médico de confiança (clínico geral, ortopedista, neuro, fisiatra, etc). A primeira avaliação com seu médico irá trazer um diagnóstico inicial e definir se o problema está relacionado ou não à coluna vertebral.

Porém, em algumas situações, um diagnóstico diferencial pode ser mais efetivo na resolução do problema.

Se o sintoma na coluna vertebral persistir, ou houver indicação do seu médico, procure um especialista em coluna vertebral
.

Qual Médico Especialista em Coluna escolher?

Para escolher um bom especialista na área, verifique a formação do médico e se o mesmo é especialista pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), um órgão nacional que regula a prática no país.

Para o médico de coluna ser membro da SBC ele necessita ter completado os 6 anos da graduação em medicina, ter realizado residência médica em Ortopedia e Traumatologia ou Neurocirurgia e realizar treinamento e prova de título específica.

A formação do médico ortopedista especialista em coluna é de 3 anos de residência médica na área de problemas musculoesqueléticos e mais 2 anos de especialização específica em Cirurgia da Coluna.

Já o médico neurocirurgião faz residência médica de 5 anos na área de problemas do crânio e coluna.

Após completarem a formação, ambos os médicos estão habilitados a se titularem pela SBC e a tratarem as diversas afecções da coluna vertebral.

Ambos profissionais tratam doenças semelhantes (dor na coluna cervical, dor na coluna lombar, dor no cóccix, hérnia de disco, estenose do canal vertebral, fratura na coluna, deformidades, tumores, etc) e possuem técnicas similares para a cirurgia da coluna. Entretanto, há algumas patologias mais comumente tratadas por cada especialista.

Por exemplo, ortopedistas em geral são mais habituados com deformidades da coluna (escoliose, cifose, lordose, etc).

neurocirurgiões são mais habituados com tumores intra-medulares e do sistema nervoso central. Entretanto, essa diferenciação nem sempre é bem clara e tudo irá depender da formação de cada médico.

O que mais é importante na escolha de um Médico de Coluna?

Como todo profissional, procure indicações de outros pacientes e familiares.

Além da formação e treinamento do médico, observe a qualidade da consulta médica. Uma boa consulta médica é aquela em que você pode expor todo o seu problema e dúvidas com tranquilidade e, ao final, sair com uma boa ideia do que é o seu problema e as possíveis soluções.

A atitude e linguagem do médico ao explicar o seu problema, examiná-lo e explicar o resultado dos exames também é muito importante. Você deve ficar seguro do diagnóstico e das opções de tratamento.

A maior parte dos problemas de coluna são de tratamento conservador (sem cirurgia). Portanto, antes de conversar sobre possíveis tratamentos cirúrgicos, um histórico completo sobre tratamentos clínicos realizados ou a serem realizados deve ser definido.

Luciano Pellegrino - Doctoralia.com.br

Leia Mais

Tags:
Nenhum comentário

Comentar