Dor nas Costas na Gravidez

Dor nas Costas na Gravidez

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Cerca de 50 a 70% das gestantes terão dor nas costas na gravidez. O aumento do peso durante a gravidez é uma das principais causas da dor na coluna vertebral, a qual é mais comum na região lombar (conhecida como lombalgia da gravidez). 

A dor nas costas na gravidez tem seu pico de incidência na transição do segundo para o terceiro trimestre, porém pode ocorrer no primeiro trimestre, principalmente em mulheres que já sentiam dor lombar antes de engravidar. Além do aumento de peso, o centro de gravidade muda, causando um aumento da lordose fisiológica da coluna lombar e contratura na musculatura estabilizadora. Essa sobrecarga geral pode levar a dores localizadas acima da região dos glúteos e até mesmo dores irradiadas para os glúteos e pernas. A dor na região das articulações sacro-ilíacas (sacroileíte) também é comum nessa fase pela abertura da pelve e distensão dos ligamentos.

O que devo fazer para amenizar as dores na Gravidez?

A dor nas costas na gravidez pode ser prevenida e tratada. É importante fazer uma programação correta de exercícios antes da gestação e durante o pré-natal. Os principais grupamentos musculares que precisam estar fortalecidos são o abdômen, paravertebrais, glúteos e posteriores da coxa.

Procure evitar exercícios de impacto durante a gravidez, por isso as atividades ideais são de preferência dentro da água: Natação, hidroginástica, hidroterapia. Exercícios também muito importantes para o fortalecimento dessa musculatura e que não tem impacto são a fisioterapia, RPG e pilates.

O controle do seu peso também é importante, mas ainda mais importante é como lidar com levantamento de pesos e carregamento de pesos. Sempre que precisar abaixar procure flexionar bem os joelhos e evitar flexionar a coluna. Movimentos de torção da coluna também podem piorar a dor. A posição de dormir ideal é de lado, com um travesseiro entre os joelhos.

Se essas medidas não funcionarem?

É importante sempre procurar uma avaliação médica quando não há controle adequado da dor. Em geral a dor nas costas ou dor lombar na gravidez melhora após os primeiros dias do parto. Em alguns casos pode persistir pela mudança brusca no peso e até o cuidado com o bebê.

O uso de medicações analgésicas na gravidez é muito restrito, por isso a necessidade de avaliação de um Especialista em Coluna.

Especialista em Coluna

RESPONSÁVEL TÉCNICO:
DR. LUCIANO PELLEGRINO - CRM 115408

Consulta com Especialista em Coluna em São Paulo

Clínica ColunaSP

Consulta Clinica ColunaSP Coluna
AV. Pompéia, 634 CJ. 215  Pompéia - SP
(11) 3459-2128 | (11) 999960-1592

Hospital Sírio Libanês

Consulta Sírio Libanês Coluna
Rua Dona Adma Jafet, 115 - Bela Vista - SP
(11) 3394-5007 | (11) 999960-1592

Para agendamento de consultas fale com nosso atendente online.

Atendimento Online
Close and go back to page
Todas as informações contidas neste site são de autoria do Dr. Luciano Pellegrino, especialista em Coluna, ficando proibida sua reprodução e veiculação sem prévia autorização por escrito por parte do autor. Todas as informações tem caráter informativo e jamais substituem a orientação presencial de um médico ortopedista especialista em coluna.