Retificação da lordose lombar

O que é Retificação da lordose lombar?

retificação da lordose lombarA dor na coluna lombar, também chamada de lombalgia, afeta cerca de 80% da população mundial. Enquanto a maioria dos casos indica problemas momentâneos, que melhoram em poucas horas, alguns casos podem ser sinal de retificação da lordose lombar, uma condição que favorece o desenvolvimento de distúrbios como hérnia de disco e artrose na coluna.

O que é retificação da lordose lombar?

A coluna vertebral apresenta três curvaturas fisiológicas (normais) quando observamos um indivíduo lateralmente. Essas curvas são formadas pela forma que as vértebras se alinham e estão localizadas nas porções cervical, lombar e torácica, sendo que as duas primeiras são projeções para trás – lordoses – e a terceira, para frente – cifose.

O curvatura para dentro que existe na região entre o fim da cintura e o início dos glúteos se chama lordose lombar e tem a função de absorver impactos que acometem essa porção da coluna e ajudar a distribuir o peso do tronco.

O envelhecimento, bem como a ocorrência de distúrbios e hábitos que afetam a postura da coluna, no entanto, podem desencadear alterações patológicas nesses segmentos e fazer com que certas porções da coluna assumam uma curva mais acentuada – caracterizando uma hiperlordose ou hipercifose – ou mais reta, caracterizando uma retificação.

A retificação da lordose lombar é uma condição em que a curvatura natural da coluna lombar é diminuída ou perdida, gerando uma aparência mais reta. Esse quadro pode ocorrer como consequência do avanço da idade, mas também pode ser acelerado por uma postura incorreta.

+Dor na coluna lombar

Quais são as causas da retificação da lordose lombar?

retificação da lordose lombarFicar sentado ou em pé por muito tempo em posturas incorretas ou carregar muito peso são alguns dos principais fatores que desencadeiam alterações do tipo retificação na coluna lombar. Isso porque esses hábitos podem ocasionar a degeneração assimétrica de estruturas chamadas discos vertebrais.

Os discos vertebrais são anéis cartilaginosos que ficam entre cada par de vértebras e têm a função de amortecer os impactos que a coluna sofre durante a movimentação do tronco. Desgastes nessas estruturas na região lombar causam alterações no alinhamento e na forma da coluna e podem ser fatores desencadeadores da perda da curvatura lombar.

A degeneração dos discos também pode ocorrer como consequência do envelhecimento, que naturalmente causa enfraquecimento das estruturas da coluna.

Problemas de encurtamento ou fraqueza muscular também podem estar ligados ao desenvolvimento dessa condição.

A lordose lombar também pode estar associada a modificações no arco plantar. Pessoas que apresentam pés cavos, ou seja, curvatura acentuada na planta dos pés, têm mais chances de desenvolver retificação da lordose lombar, uma vez que a pisada e consequentemente a postura sofrem alterações.

Quais os sintomas da retificação da lordose lombar?

retificação da lordose lombarA retificação da lordose lombar nem sempre causa dores ou incômodos. No entanto, alguns pacientes podem apresentar alguns desconfortos e até dificuldades para mover a coluna.

Entre os indícios mais comuns da retificação da lordose lombar, podemos citar:

  • Postura típica, com a região lombar reta;
  • Dor nas costas;
  • Rigidez na coluna;
  • Contraturas musculares.

A retificação lombar também aumenta o risco de desenvolver artrose na coluna, uma doença inflamatória que atinge as articulações interapofisárias. Além disso, as modificações nos discos intervertebrais podem evoluir para um quadro de hérnia de disco, que ocorre quando o conteúdo dos discos extravasa para fora da coluna. Nesses casos, outros sintomas, como formigamento, sensação de choque e dormência podem ser notados.

+Especialista em coluna

Como é o diagnóstico e o tratamento?

Quando há sintomas, o ortopedista especialista em coluna pode indicar métodos de tratamento apropriados a partir da análise do histórico clínico e de exames físicos do paciente. Exames de imagem podem ser necessários para maior investigação clínica e complemento do tratamento.

Alguns dos métodos usados para tratar retificação da lordose lombar incluem o uso de compressas quentes para aliviar a dor na fase aguda e medicações analgésicas conforme indicação médica.

A Reeducação Postural Global (RPG) e a fisioterapia são eficazes para proporcionar a correção de desvios posturais, o fortalecimento muscular, o alívio de dores e a restauração da função normal da coluna.

A eletroestimulação também pode ser usada para fortalecer os músculos do tronco e reduzir as dores e incômodos.

Caso note algum sintoma de retificação da lordose lombar, procure um ortopedista especialista em coluna.

+Reeducação Postural Global (RPG)

Agende uma consulta com Dr. Luciano Pellegrino

    Unidade de preferência:

    Telefone: (11) 3459-2128

    Whatsapp: (11) 95020-1592

    Horário: Segundas e Quartas das 08h00 às 18h00 | Terças e Quintas das 08h às 20h | Sextas das 08h às 17h

    Luciano Pellegrino - Doctoralia.com.br
    Sem comentários

    Deixe seu comentário