Alterações degenerativas tipo Modic I

O que são Alterações degenerativas tipo Modic I?

Alterações degenerativas tipo Modic I são frequentemente encontradas em pacientes que relatam dor na coluna lombar ou cervical que costuma persistir por semanas. Essa condição pode ser causada por fatores intrínsecos ao envelhecimento, mas o sobrepeso, o fumo e o uso indevido da coluna podem favorecer seu surgimento.

O que é Modic?

alterações tipo modic IModic é um termo que se refere a alterações patológicas na coluna que ocorrem em vértebras adjacentes a discos intervertebrais que passaram por um processo degenerativo.

Os discos intervertebrais são estruturas cartilaginosas que ficam entre as vértebras. São responsáveis pelo amortecimento da coluna, o que possibilita o suporte do peso do corpo e a movimentação. A degeneração desses componentes, que pode ocorrer em decorrência de fatores genéticos ou funcionais, expõe as vértebras ao desgaste e, com o tempo, a superfície óssea vertebral é lesionada e passa a apresentar alterações morfológicas. Isso é o que caracteriza uma lesão do tipo Modic.

Embora possam ocorrer em qualquer nível da coluna, essas mudanças são mais comuns na porção lombar.

As lesões Modic são divididas em três níveis, de acordo com o grau de progressão da condição, sendo eles:

  • Modic I – É o estágio inicial da lesão. Nesse momento, as vértebras adjacentes ao disco vertebral danificado apresentam alterações na forma e edema. Há o começo de um processo inflamatório decorrente da degeneração discal e óssea. Esse é o tipo mais doloroso, devido a instabilidade local (micromovimento entre as vértebras);
  • Modic II – Ocorre quando, após a fase de edema inicial, o organismo passa a depositar tecido gorduroso na área danificada da vértebra. Nesse estágio geralmente há alívio da dor;
  • Modic III – O último estágio das alterações Modic é também o mais raro. Ele ocorre quando há esclerose óssea no local, ou seja, um endurecimento do osso na camada mais externa da vértebra. É mais comum em idosos e a instabilidade inicial se transforma em estabilização (rigidez).

A alteração Modic tipo I é frequentemente associada a casos de dor na coluna lombar, mas não se sabe se há um efeito de causalidade entre essas condições.

+Anatomia da coluna

Quais as causas das alterações degenerativas Modic I?

Como as alterações do tipo Modic estão relacionadas à degeneração dos discos vertebrais, processo que é favorecido pelo aumento da idade, o envelhecimento é uma das principais causas desse tipo de distúrbio. Outros fatores que favoreçam o desgaste do disco cartilaginoso, como patologias, sobrecarga da coluna causada pela obesidade e o enfraquecimento devido ao tabagismo também se enquadram como fatores de risco.

Os discos, mais frágeis e desgastados, perdem a capacidade de proteger a estrutura óssea vertebral contra os impactos causados pelo movimento e pelo peso do próprio corpo. Assim, as atividades cotidianas começam a causar desgaste direto na vértebra adjacente ao disco lesionado, que passa a sofrer alterações na morfologia e estrutura.

As alterações Modic podem não causar nenhum sintoma, mas alguns indícios podem ser notados em alguns casos.

Quais os sintomas e como é o tratamento?

alterações tipo modic IQuando presentes, os sinais mais comuns das alterações Modic incluem:

  • Dor constante nas costas, principalmente aos movimentos de flexão/torção do tronco;
  • Piora pela manhã ao acordar;
  • Dificuldade de mover a coluna;
  • Rigidez ao tentar levantar após algum tempo na posição sentado;
  • Sintomas de dor e incômodo na coluna que duram mais de quatro semanas;

Importante ressaltar que nem sempre o paciente acometido apresentará sintomas. No entanto, quando presentes, são essenciais para a caracterização do quadro clínico, já que a determinação do diagnóstico pode ser realizada através da análise desses sinais aliada à realização de exames de imagem, principalmente a ressonância magnética. Quando identificada, a alteração Modic pode ser tratada pelo médico ortopedista de coluna.

O tratamento para as alterações Modic I consiste principalmente na resolução do processo inflamatório decorrente da degeneração do disco intervertebral e no alívio da dor causada. Para isso, o especialista em coluna pode prescrever fármacos anti-inflamatórios e analgésicos, além de indicar a realização de sessões de fisioterapia visando a melhora do aporte sanguíneo e nutritivo no local.

Em casos refratários podem ser indicados procedimentos minimamente invasivos para bloqueio da dor e processo inflamatório (infiltração na coluna).

Na minoria dos casos que apresentem grande instabilidade local e sem melhora com os tratamento anteriores, a cirurgia de estabilização pode ser indicada.

Após a diminuição dos sintomas, é possível ainda realizar exercícios para fortalecer e restabelecer a função dos locais acometidos pelo desgaste.

+Infiltração na Coluna

+Contate um especialista

Agende uma consulta com Dr. Luciano Pellegrino

    Unidade de preferência:

    Telefone: (11) 3459-2128

    Whatsapp: (11) 95020-1592

    Horário: Segundas e Quartas das 08h00 às 18h00 | Terças e Quintas das 08h às 20h | Sextas das 08h às 17h

    Sem comentários

    Deixe seu comentário