Tratamento de hérnia de disco sem cirurgia

tratamento de hérnia de disco sem cirurgia

Tratamento de hérnia de disco sem cirurgia

A dor nas costas é um quadro bem comum que afeta grande parte das pessoas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), oito em cada dez pessoas terá dores nas costas em algum momento da vida, sendo a hérnia de disco uma das principais causas.

Contudo, uma dúvida recorrente dos pacientes tem relação com o tratamento para hérnia discal. É possível tratar esta condição sem cirurgia?

Felizmente, o tratamento não cirúrgico para hérnia de disco apresenta resultados positivos e como tal, é uma opção viável se o acompanhamento adequado for feito.

O que é a hérnia de disco?

A hérnia de disco consiste em um quadro no qual parte do disco intervertebral sai de sua posição original, causando assim a compressão de nervos e raízes gerando dor local ou irradiada. Antes do processo de deslocamento do disco, geralmente ocorre uma desidratação discal.

+ Desidratação discal

Esta condição se dá por meio do processo natural do envelhecimento ou devido a posturas incorretas ao longo do tempo, os discos intervertebrais em nossa coluna tendem a sofrer com alterações, fator que favorece as chances de manifestação da hérnia de disco.

A dor é o sintoma mais comum no quadro da hérnia, além da limitação de movimentos provocada pela compressão neurológica.

Onde a hérnia de disco se desenvolve?

homem com dor lombarA região mais propícia para o surgimento da hérnia de disco é coluna lombar e cervical. Ambas as áreas são submetidas a muita movimentação e chances de impacto, além suportarem uma alta carga de peso, principalmente do tronco quando não há um fortalecimento muscular adequado.

Caso o problema não seja tratado, a condição pode evoluir para o processo de doença degenerativa na coluna, como a artrose, favorecendo o desgaste ósseo, assim como de outras estruturas adjacentes.

+ Artrose na coluna

Como é feito o tratamento da hérnia de disco sem cirurgia

O tratamento de hérnia de disco sem cirurgia é sempre a primeira tentativa adotada pelo especialista em coluna, sendo este um método conservador de intervenção. O comprometimento do paciente também faz a diferença para que as abordagens propostas tenham resultado.

tratamento de hérnia de disco sem cirurgiaA base do tratamento não cirúrgico para hérnia de disco em um primeiro momento envolve a administração de medicamentos, tais como anti-inflamatórios e analgésicos, que visam o alívio inicial da dor e inflamação.

Relaxantes musculares também podem ser associados nessa primeira estratégia de intervenção. Outras medicações específicas para dor neuropática e moduladores da dor podem ser indicados caso a caso. Vale destacar que somente um profissional de sua confiança responsável pelo seu caso poderá determinar qual o melhor tratamento de acordo com o teste clínico feito e exames de imagem.

Além disso, o médico de coluna também pode prescrever sessões de fisioterapia e Reeducação Postural Global (RPG). As técnicas aplicadas auxiliam no fortalecimento da coluna do paciente, além de controlarem o quadro de dor e reabilitarem o indivíduo.

+ Reeducação Postural Global

O tratamento precoce, com as medidas conservadoras, aumenta as chances de cura da hérnia de disco sem cirurgia. A literatura médica mostra que mais de 90% dos casos tem boa evolução sem cirurgia.

É possível prevenir a hérnia de disco?

Para prevenir a hérnia de disco, o paciente deve adotar hábitos em seu dia a dia que prezem pela saúde de sua coluna. A prática regular de exercícios físicos, assim como uma dieta balanceada para controle do peso, são fatores que auxiliam diretamente na prevenção de hérnias discais.

O paciente deve adotar a boa postura durante sua rotina, uma vez que vícios posturais crônicos podem favorecer o desgaste prematuro dos discos intervertebrais, predispondo o paciente ao problema.

Na dúvida diagnóstica ou na presença de sintomas semelhantes, não deixe de procurar uma avaliação médica especializada.

Luciano Pellegrino - Doctoralia.com.br

Leia Mais

Sem comentários

Deixe seu comentário