Qual a mochila ideal para a escola?

qual a mochila ideal para a escola

Qual a mochila ideal para a escola?

Qual a mochila ideal para a escola?

É muito comum o uso incorreto das mochilas por estudantes de todas as idades. O erro mais comum é deixá-la pendurada em apenas um ombro. Outras causas freqüentes de dor nas costas são o excesso de peso nas mochilas e a altura incorreta na coluna vertebral.

Existe algum tipo de mochila ideal para evitar dor nas costas?

Dentre os diversos modelos existentes no mercado, as mais recomendadas são as de rodinhas que deslizam no chão e são puxadas pelo estudantes. Nesses modelos, o peso da mochila pode até exceder 10kg.

Se a mochila escolhida for a tradicional (com alças nas costas), certifique-se de que as alças possuem coxins almofadados e de preferência possua uma cinta adicional para o suporte lombar. A altura da mochila é um fator importante, pois ela deve se encaixar na região da coluna torácica (da linha das escápulas até o início da curvatura lombar). A mochila muito alta pode levar a contraturas musculares na região cervical. O mesmo vale para mochilas mal posicionadas na coluna lombar.

Como evitar a dor nas costas?

Em tais casos, também cabe aos pais observar se os filhos não estão sofrendo com desconfortos na coluna por conta do peso causado pela mochila. Aos menores, indica-se a utilização de mochilas com rodinha, que não causam tensões na coluna.

Outro ponto em que os pais precisam ficar atentos está relacionado à quantidade de material carregado pelos pequenos. Atualmente, muitos acumulam livros e cadernos que não são necessários em um determinado dia da semana e isso favorece o aumento de peso nas costas.

Ainda no que diz respeito a orientação dos pais, é sempre necessário que a criança utilize as duas alças da mochila, uma vez que o peso acumulado em uma única região, pode causar dores na coluna, uma vez que todo o apoio está concentrado nesta articulação.

Qual o limite de peso na mochila escolar?

A literatura médica demonstra que o peso da mochila nunca deve ultrapassar 10 a 15% do peso corporal do estudante. Portanto, sempre que necessitar levar mais livros ou exceder esse peso, dê preferência para o modelo de rodinhas.

Toda informação é de caráter apenas informativo e não substitui uma avaliação médica com um Especialista em Coluna.

 

Leia Mais