Pescoço travado: o que fazer?

pescoço travado

Pescoço travado: o que fazer?

O pescoço travado (coluna cervical travada) é uma condição bastante comum entre as pessoas e pode estar atrelado a diversos fatores, desde hábitos do dia a dia, como a má postura ou uma noite mal dormida, provocando limitação de movimentos e dores.

Infelizmente, o pescoço travado pode também ter causas mais sérias como, por exemplo, a artrose e a hérnia de disco.

Este artigo tem o intuito de trazer algumas dicas importantes para quem tem dor nesta região da coluna.

Vale destacar que o acompanhamento de um médico especialista em coluna é de suma importância para que o tratamento adequado seja prescrito se o problema for algo recorrente.

Por que o pescoço trava?

O pescoço, também chamado de coluna cervical, trava devido ao espasmo e contratura dos músculos da região cervical. Quando estas estruturas se encontram em uma mesma posição durante muito tempo, ou uma postura errada, há um desbalanço do sistema osteomuscular, fator que provoca inflamações musculares e resulta na contratura.

Por este motivo, muitas pessoas podem acordar com o pescoço travado após uma noite de sono, devido a uma posição desconfortável que esta região da coluna ficou por um longo período de repouso.

Como mencionado, condições degenerativas também podem se desenvolver na região da cervical, uma vez que é uma parte bastante ativa da coluna.

A ação do tempo, em conjunto com a condição de vida do paciente podem favorecer o desgaste estrutural e predispor o indivíduo a problemas como hérnias discais e artrose na coluna.

+ Artrose na coluna

Como melhorar o pescoço travado?

Existem algumas dicas que você pode fazer em casa para aliviar o quadro de pescoço travado, seja após um dia exaustivo em que ficou muito tempo sentado em uma mesma posição ou após uma noite de sono.

Compressa de água morna

pescoço travadoCompressas mornas são importantes em diversas condições musculares, pois é possível aumentar a circulação de sangue em toda a região e promover o relaxamento dos músculos tensionados.

O ideal é que a compressa permaneça no local da dor por cerca de 20 minutos, 3 a 4x/dia.

Pescoço travado pode ser aliviado com massagem

Mesmo estando com a região dolorida, a massagem pode ser uma excelente aliada para aliviar o pescoço travado e eliminar o incômodo e dor presente.

Para que a massagem realmente possa atuar aliviando a dor, o recomendado consiste em fazê-la com o uso de pomadas com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, sendo elas especialmente indicadas para tais casos.

A massagem é bem simples de fazer e você deve apenas umedecer a ponta dos dedos com a pomada e massageando levemente as regiões tensionadas de maneira vagarosa e progressiva, fazendo movimentos circulares. Isso facilitará a absorção da pomada e promoverá o relaxamento muscular de toda a região.

O relaxamento muscular pode promover o alívio da dor. Evite manobras intempestivas ou massagens mais profundas.

Para uma ação mais efetiva, procure um profissional de fisioterapia ou massoterapia.

Alongar o pescoço após a melhora do quadro doloroso

alongamento para pescoçoO alongamento da musculatura da coluna cervical, após passada a fase aguda do pescoço travado, também contribui bastante no tratamento, principalmente para diminuir a frequência de novos episódios.

Os alongamentos para o pescoço podem ser feitos regularmente, como uma medida preventiva que fortalecerá os músculos dessa região.

Os exercícios de alongamento do pescoço são simples e consistem em movimentos que reforcem a mobilidade e a força dos músculos dessa estrutura, mas devem ser evitados na fase aguda ou com presença de dor.

Também é muito importante o acompanhamento médico e fisioterápico para realizar os movimentos de forma correta e segura.

Estou com pescoço travado: quando devo buscar um médico?

pescoço travadoSe mesmo adotando todas essas dicas a dor não aliviar, é preciso ir a um especialista em coluna. Se os incômodos persistirem de maneira ininterrupta por mais de dois dias ou se manifestarem de maneira muito intensa, além de virem acompanhados de dores em outras regiões, como braços e pernas, é preciso do acompanhamento médico especializado.

+ Quando é necessário procurar um especialista em coluna?

O profissional irá realizar testes clínicos, exames neurológicos, além de solicitar exames de imagem para investigar o quadro de forma mais aprofundada.

Se você estiver sofrendo com dores no pescoço, não deixe de procurar o tratamento precoce, uma vez que tal abordagem evita com que o problema evolua para um quadro crônico ou comprometa outras estruturas adjacentes da coluna.

Luciano Pellegrino - Doctoralia.com.br

Leia Mais

Sem comentários

Deixe seu comentário