Fibromialgia causa dor na coluna?

fibromialgia causa dor na coluna

Fibromialgia causa dor na coluna?

O que é a fibromialgia?

A fibromialgia é caracterizada por dor musculoesquelética generalizada acompanhada de fadiga, alterações no sono, memória e distúrbios no humor. Os estudos sugerem que os pacientes possuem uma amplificação da sensação de dor, por alguma forma diferente que o sistema nervoso processa a dor.

Os sintomas às vezes começam após um trauma, cirurgia, infecção ou estresse psicológico. Em outros casos, os sintomas surgem gradualmente, sem nenhum evento desencadeante.

Fibromialgia é mais predominante entre as mulheres

As mulheres têm maior probabilidade de desenvolver fibromialgia e sintomas não-musculoesqueléticos também são comuns (síndrome do intestino irritável, ansiedade, depressão etc.).

fibromialgia causa dor na colunaO sintoma de dor na coluna é muito frequente e os pacientes tipicamente referem dores contínuas, que não costumam melhorar com analgésicos simples. Esses sintomas são importantes e nunca devem ser ignorados na abordagem e tratamento desses pacientes.

Cerca de 48% das pessoas com fibromialgia têm dor lombar! E aqui o detalhe importante é a intensidade da dor. Ela costuma ser maior e mais refratária ao tratamento do que em pacientes sem fibromialgia.

É muito importante a abordagem multidisciplinar nesses casos, pois a dor crônica desgasta o paciente, piorando a fadiga e a ansiedade. Todo esse processo retroalimenta a fibromialgia.

A relação da saúde emocional com a fibromialgia

Como já mencionado, a fibromialgia causa dores musculoesqueléticas crônicas, podendo ser desencadeada devido a alterações emocionais, como o estresse e ansiedade. Neste caso, o problema é caracterizado por uma doença psicossomática, que se desenvolve a partir da exposição constante a situações estressantes.

Por conta desta condição, o sistema nervoso passa a agir, assim como o imunológico, fazendo com que o corpo reaja ao problema. A menopausa é outro fator que desencadeia a fibromialgia, uma vez que as alterações hormonais, prejudicam os hormônios responsáveis pela massa óssea.

Como tratar a fibromialgia?

Tratamentos medicamentosos são importantes, mas não são suficientes de forma isolada.  O acompanhamento com um ortopedista especialista em coluna é uma das formas de combater as dores crônicas na coluna vertebral causadas pela fibromialgia. Contudo, é preciso considerar outros fatores para ter uma melhora efetiva do quadro, visto que a mudança de hábitos diários é uma das principais formas de combater este problema.

Apesar do acompanhamento de um ortopedista especializado, também é necessária uma abordagem multidisciplinar para que a qualidade de vida seja restaurada. Dentre as principais mudanças, estão:

  1. Acompanhamento regular com um médico clínico ou reumatologista para a coordenação do tratamento;
  2. Mudanças no estilo de vida (dieta, exercícios regulares e perda de peso, quando for o caso).;
  3. Tratar a saúde mental através de terapias específicas para melhora da qualidade de vida e da qualidade do sono;
  4. Fisioterapia. É um pilar fundamental para a reabilitação global desses pacientes;
  5. Terapias suplementares como acupuntura, Yoga, meditação etc;
  6. Explicação clara ao paciente. Importante para entender a doença e auxiliar na ansiedade.

O tratamento mais efetivo é o combinado/multidisciplinar e a equipe profissional precisa conversar entre si!

 

Leia Mais

Sem comentários

Deixe seu comentário