Escoliose

escoliose

Escoliose

A escoliose é caracterizada por um problema estrutural da coluna que pode comprometer a qualidade de vida do paciente se o tratamento não for adotado, uma vez há diversos tipos de curvaturas anormais e, de acordo com sua acentuação e causa, órgãos e outras articulações podem ser prejudicadas.

escolioseUma deformidade na coluna pode se desenvolver à medida do tempo, mas também pode ser congênita, quando o paciente possui desde o momento em que nasce. Tais malformações ósseas requerem a avaliação e orientação de um médico especialista em coluna para que esta alteração não impacte na qualidade de vida do indivíduo.

Entendendo a estrutura da coluna

A coluna do ser humano possui curvaturas naturais, uma vez que a estrutura é anatômica e está em constante movimento. Quando olhada de lado, é possível perceber que o formato de “C” em uma coluna normal.

Quando se trata de um paciente com escoliose, a coluna se encontra em formato de “S”, com curvaturas anormais que causam problemas estruturais ao paciente, como assimetria no quadril ou tamanho diferente dos membros inferiores.

Tipos de escoliose

Ao todo, existem três tipos de escoliose, que apresentam sintomas similares ao paciente, mas que possuem causas que se divergem, sendo elas:

Congênita

escolioseA escoliose congênita é caracterizada pela malformação da coluna durante o processo da gestação, provocando além da curvatura anormal, a fusão de vértebras ou a formação incompleta destas estruturas.

Em tal caso, é possível notar a deformidade logo após o nascimento e, se não tratado por um ortopedista especialista em coluna, o quadro pode evoluir à medida em que a criança cresce.

Alguns quadros mais graves também podem diagnosticadas a fusão óssea da coluna com a costela, limitando a mobilidade do tórax, assim como o sistema cardiorrespiratório.

Neste tipo de escoliose, alterações estruturais como assimetria de ombros e quadril, cintura inclinada para um dos lados do corpo e mamilos assimétricos podem ser notados.

Idiopática

escoliosePor ser idiopática, a escoliose deste tipo não apresenta sintomas característicos ao paciente, no entanto, pode evoluir com sintomas à medida em que o paciente não procura o acompanhamento ortopédico.

Em grande parte dos quadros de escoliose idiopática, as curvas são pequenas, mas as mais desenvolvidas podem comprometer a funcionalidade do paciente e reduzir o espaço do tórax, comprimindo órgãos.

Este tipo de quadro é mais comum em adolescentes, uma vez que as curvas da escoliose se desenvolvem até os 18 anos.

Neuromuscular

escolioseA escoliose neuromuscular é um quadro reincidente em pacientes que possuem paralisia cerebral, distrofia muscular ou artrogripose. Neste tipo de quadro, a coluna do paciente possui um formato de letra “C”, mas longo o que causa a fraqueza na estrutura para suportar o peso do tronco ou para manter o paciente sentado.

Pacientes que são vítimas desta causa que surge de maneira coadjuvante à paralisia cerebral, também sofrem com a dissimetria dos membros inferiores devido à falta de equilíbrio do tronco com relação a pélvis.

Diagnóstico para escoliose

O diagnóstico para os diferentes tipos de escoliose consiste no exame cínico de um ortopedista especialista em coluna. Como já mencionado, alguns casos são possíveis reconhecer as alterações visivelmente, no entanto exames de imagem podem ser prescritos, assim como o histórico do paciente.

Tratamento para escoliose

O tratamento para escoliose consiste no acompanhamento com um ortopedista de coluna para avaliação do quadro, uma vez que o diagnóstico precoce é uma das ferramentas fundamentais para o tratamento.

Órteses podem ser utilizadas pelo paciente e, caso a curvatura da coluna se acentue, é necessária a intervenção cirúrgica para o alinhamento da estrutura para que a mesma possa ter um crescimento normal, tendo em vista que a malformação acomete pacientes mais jovens.

Toda informação é de caráter apenas informativo e não substitui uma avaliação médica com um Especialista em Coluna.

 

Leia Mais

  • Qual a postura correta? A má postura é um problema cada vez mais frequente no mundo moderno. A postu...

  • Anatomia da Coluna Vertebral Sua coluna é formada por vértebras (ossos), discos, medula (nervos), li...

  • Dor ciática: Sintomas, Diagnóstico e Tratamento O termo dor ciática geralmente é usado para descreve...