Bloqueio Facetário para Aliviar Dor na Coluna

Bloqueio Facetário 5

Bloqueio Facetário para Aliviar Dor na Coluna

 

Bloqueio Facetário para Aliviar Dor na Coluna

O bloqueio facetário para aliviar dor na coluna é uma técnica minimamente invasiva aplicada com injeção na coluna (infiltração na coluna) para atuar diretamente no interior da articulação, melhorando o processo inflamatório das facetas. O bloqueio facetário é realizado quando o tratamento clínico medicamentoso não foi suficiente, podendo ser uma forma rápida e efetiva de aliviar a dor na coluna.

Este procedimento também é conhecido como bloqueio do ramo medial lombar ou simplesmente bloqueio na coluna.

O que é faceta e ramo medial da coluna?

Cada vértebra da coluna apresenta na parte posterior, duas articulações facetárias que são responsáveis pela estabilidade no direcionamento dos movimentos da coluna. Elas são ricamente inervadas pelo ramo medial, que é um ramo nervoso com função de transmitir estímulos sensitivos e dolorosos.

Com o passar do tempo, estas articulações sofrem um desgaste, causando a dor facetária ou levar à artrose deste local, que é o processo de degeneração das articulações.

Bloqueio facetário para aliviar a dor na coluna

Bloqueio facetário para aliviar a dor na coluna

Qual a finalidade do bloqueio na coluna?

O bloqueio na coluna tem por finalidade, auxiliar no tratamento terapêutico para o alívio da dor por um longo período, com sua ação analgésica e anti-inflamatória.

Também é possível auxiliar no diagnóstico do problema. Ao realizar a infiltração ou bloqueio na coluna, se a dor persistir, pode dar indicativos de que a causa é de outra origem, nem sempre detectável nos exames.

Por exemplo: se o paciente tiver um problema na articulação da faceta e apresentar hérnia de disco, o exame de imagem detecta a condição do desgaste no disco intervertebral e na faceta, mas não em qual delas está a causa da dor no paciente. Com o bloqueio do ramo medial lombar/ bloqueio facetário, será possível a indicação correta, conforme o alívio da dor.

O bloqueio na coluna tem sido aplicado no tratamento de artrose, síndrome facetária, estenose do canal vertebral, hérnia de disco, cistos, etc.

Para quem é indicado o bloqueio facetário?

O bloqueio facetário para aliviar dor na coluna é indicado quando há dor persistente sem resultados satisfatórios com o tratamento convencional. Também é muito indicado para o tratamento da artrose facetária, uma condição degenerativa das articulações neste local.

O médico especialista em coluna irá avaliar e fazer a melhor orientação conforme o quadro clínico de cada paciente.

É muito importante sempre iniciar o tratamento clínico e esgotar todas as possibilidades com o tratamento conservador. Havendo progressão da doença, crise aguda ou dor crônica, pode-se optar pelo bloqueio na coluna para melhorar o quadro de inflamação e dor.

Como é realizado o bloqueio facetário?

O bloqueio facetário é um procedimento minimamente invasivo realizado pelo médico especialista em coluna, com aplicação de um conjunto de medicamentos (anestésicos e antiinflamatórios) através de injeções diretamente nas articulações (faceta) da coluna, guiado por aparelho de imagem de alta precisão (radioscopia).

Recomenda-se jejum de aproximadamente 8 horas antes de realizar o procedimento e qualquer medicamento utilizado deverá ser informado ao médico com antecedência para que ele indique a necessidade ou não da suspensão.

O bloqueio facetário para aliviar dor na coluna geralmente é realizado em ambiente hospitalar com o paciente levemente sedado e monitorado. Tem duração de 30 a 60 minutos e a alta é no mesmo dia.

Por ser uma técnica simples e de baixo risco, a recuperação após realizar o bloqueio facetário permite ao paciente retornar às atividades normais no dia seguinte. É importante o acompanhamento após o procedimento para realizar uma boa reabilitação muscular.

Bloqueio facetário: imagem real de aplicação

Bloqueio facetário: imagem real de aplicação

 

O bloqueio facetário tem alívio imediato para a dor na coluna?

Logo após realizar o bloqueio facetário o paciente poderá sentir amortecimento no local, devendo passar em algumas horas (efeito do anestésico local).

Nos primeiros 3 a 4 dias do bloqueio facetário é normal sentir uma leve pressão no ponto aplicado parecida com aplicação de injeção, por causa do efeito do corticoide, até que ele seja absorvido inteiramente.

A partir de 5 dias do procedimento, o efeito do bloqueio facetário poderá ser mais sentido, dando início à ação anti-inflamatória e analgésica do corticóide, melhorando o quadro de dor na coluna.

Bloqueio facetário tem risco?

O bloqueio facetário é um procedimento de baixa complexidade e muito simples, sendo muito seguro de ser realizado.

Quando se apresenta algum efeito colateral, o mais comum é a dor leve no local aplicado nos primeiros 3 a 4 dias, melhorando espontaneamente dentro desse período.

Um efeito pouco comum e temporário que pode ser apresentado pela ação do corticoide, é um discreto aumento da glicemia.

Quanto tempo dura o alívio da dor com o bloqueio facetário?

O bloqueio facetário tem longa duração no alívio da dor na coluna, porém não há um tempo exato, variando de paciente para paciente e de patologia para patologia. Ele apresenta melhores resultados se aliado a outros fatores como reabilitação física (fisioterapia) e exercícios de fortalecimento muscular para evitar a sobrecarga na coluna.

Caso a dor retorne, poderá ser aplicada nova infiltração ou bloqueio, ou ser realizada a rizotomia percutânea das facetas que, além da aplicação com medicamentos, é a possibilidade de suprimir a ação do nervo sensitivo por radiofrequência.

O médico especialista em coluna avaliará a necessidade de outros tratamentos, a fim de esgotar todas as possibilidades para evitar uma cirurgia da coluna.

Bloqueio na articulação facetária

Bloqueio na articulação facetária

O bloqueio facetário pode não fazer efeito após aplicação?

O bloqueio facetário apresenta ótimos resultados, não é comum que o paciente ainda sinta dor na coluna. Porém, como todo tratamento na medicina, alguns casos podem não surtir efeito.

Se porventura a dor ainda persistir após a aplicação, podemos considerar que o local aplicado não era a causa da dor. Como explicado anteriormente, uma das finalidades do bloqueio facetário é auxiliar na confirmação da origem da dor na coluna.

Qual a diferença entre infiltração e bloqueio?

Os termos são praticamente sinônimos, mas muitas vezes utilizados para situações diferentes.

Infiltração na coluna é a aplicação de medicamentos através de injeções em locais específicos do corpo para conter o processo inflamatório e promover o alívio da dor, como nos casos da artrose (intra-articular) e tendinite (bainha tendínea).

O bloqueio na coluna é um tipo de infiltração que atua sobre as raízes nervosas e seus ramos, anestesiando o nervo e bloqueando a dor na coluna, que pode ter diferentes origens isoladas ou associadas: – músculos; – discos intervertebrais; – e facetas articulares.

Existem outros tipos de bloqueio na coluna?

Os principais tipos de bloqueio na coluna além do bloqueio facetário, são:

Bloqueio Foraminal (Radicular) ou Bloqueio de Raiz Lombar

O bloqueio foraminal é realizado no forame intervertebral, o canal por onde passam as raízes nervosas, responsáveis por conduzir estímulos neurológicos para os membros (braços e pernas), que podem sofrer um estreitamento, comprimindo os nervos e gerar a dor.

O bloqueio foraminal é indicado especialmente para os pacientes com hérnia de disco, estenose (estreitamento do canal vertebral) e bico de papagaio (osteofitose).

Bloqueio na Articulação Sacro Ilíaca

O bloqueio na articulação sacro ilíaca é a infiltração na articulação desta região, que pode inflamar (sacroileite), causando a dor sacroilíaca.

A sacroilíaca é a maior articulação do corpo humano, fazendo a conexão entre o osso sacro, na base da coluna vertebral e os ossos ilíacos, na bacia. É responsável por sustentar o peso do corpo e dar estabilidade ao andar.

É importante a consulta com o médico especialista em coluna porque ela pode ser facilmente diagnosticada erroneamente com uma simples dor lombar, não sendo orientado o tratamento correto, leva à persistência dos sintomas e da dor no paciente.

 

Publicações científicas:

Sociedade Brasileira de Coluna – https://www.coluna.com.br/
AO SPINE – https://aospine.aofoundation.org/
Sociedade norte americana de cirurgia de coluna – https://www.spine.org/

 

13 Comments
  • Nilvane
    Posted at 22:45h, 11 fevereiro Responder

    Dr., quanto tempo esse procedimento pode levar para começar a fazer efeito?

    • Dr. Luciano
      Posted at 09:40h, 27 março Responder

      Olá Nilvane, o bloqueio facetário já tem uma ação imediata devido ao anestésico local. Nos dias subsequentes o efeito analgésico e antiinflamatório aumenta pela ação do corticóide.

  • Rosani Cardenas
    Posted at 13:10h, 30 maio Responder

    tenho 4 cirurgias de hérnia de disco e fiquei com uma dor no pé que dá choques ,quero fazer um bloqueio pois faz muito tempo que tenho isso e já tomei ate morfina e a crise volta intensa, gostaria de saber se bloqueio iria me ajudar.

    • Dr. Luciano
      Posted at 15:34h, 31 maio Responder

      Olá Rosani! Em alguns casos pode auxiliar sim no controle da dor. O ideal é fazer uma avaliação com seu médico e examinar para determinar a melhor opção.

  • Cleonice
    Posted at 13:11h, 24 julho Responder

    Olá dr. boa tarde , esse procedimento pode ser feito em idoso com 82 anos, minha mãe teve uma queda e prejudicou a L4 ela não consegue ficar em pé e nem se levantar está com pouca mobilidade por conta dessa compressão , esse procedimento ajuda?
    Ou cura?

    • Dr. Luciano Pellegrino
      Posted at 15:21h, 08 agosto Responder

      Olá Cleonice! Depende do diagnóstico dela. Se ela teve uma fratura por compressão, talvez não seja a melhor indicação no momento. Se a dor for de origem facetária e de artrose, pode ser uma opção sim.

  • Daniele
    Posted at 21:28h, 29 julho Responder

    Olá dr. Sou professora de Educação Física e tenho mtas dores nas costas. Fiz ressonância e foi diagnosticado artrose facetaria lombar. o médico recomendou fazer Rizotomia. Eu fiz só que 4 meses depois a dor voltou. Aí fiz bloqueio há quase 2 meses e a dor continua. O que aconteceu com esses 2 procedimentos e o que vc me recomenda fazer daqui pra frente?

    • Dr. Luciano Pellegrino
      Posted at 15:19h, 08 agosto Responder

      Olá Daniele! É importante reavaliar seu caso, pois se a dor é de origem facetária deveria ter melhorado. Seria importante reexaminar para ter um diagnóstico preciso e definir se mais algum exame diagnóstico é necessário.

    • Dr. Luciano
      Posted at 10:10h, 29 agosto Responder

      Olá Daniele! Primeiramente é importante examinar e determinar qual o local exato da sua dor. Esses procedimentos são efetivos, porém quando há uma indicação precisa. Converse melhor com seu médico sobre as possibilidades de diagnóstico diferencial. Ficamos à disposição.

  • leticia
    Posted at 07:26h, 07 fevereiro Responder

    Olá Dr ! tenho 24 anos , e fui diagnosticada ano passado com discopia degenerativa . Fui no meu médico da coluna , ele me avaliou e viu a ressonância, mas não falou desse procedimento . Estou com dores na região da lombar á meses , e agora quando ando muito doi meu pé direito . Eu já faço fisioterapia com acupuntura , recentemente comecei o pilates . Eu sei que essa doença não tem cura , mas eu não queria permanecer com dor .

    • Dr. Luciano
      Posted at 08:36h, 19 abril Responder

      Olá Leticia! O bloqueio facetário pode ser muito efetivo nos casos de dor lombar crônica que já é refratária ao tratamento clínico. No seu caso o ideal seria examinar para determinar o trajeto exato da dor e avaliar os exames para determinar se teria uma indicação precisa desse ou outro tratamento.

  • Daniela
    Posted at 07:58h, 15 março Responder

    Bom dia, Dr. Luciano. Paciente idoso, com insuficiência renal ( entre 40% e 50%), é possível realizar o procedimento de bloqueio de forma segura?

    • Dr. Luciano Pellegrino
      Posted at 14:20h, 09 abril Responder

      Olá Daniela! Em alguns casos realizmos sim. Sempre que a dor for persistente e não melhore com analgésicos simples, é preferível um bloqueio único na coluna do que o uso crônico de antiinflamatórios via oral que são mais nefrotóxicos.

Comentar