22 abr Beach Tennis e Lesões na Coluna
O Beach Tennis é um excelente exercício do ponto de vista cardiovascular e ortopédico.
Ele permite um significativo gasto de energia pois, além do caráter de movimentação em “explosão”, é jogado na areia fofa, aumentando a queima calórica.
Quando pensamos na parte ortopédica, é um esporte que permite ampla movimentação de diversas articulações (coluna, membros superiores e inferiores), trabalhando a musculatura e sistema osteoligamentar como um todo.
Adicionalmente, é uma importante prática para manter a massa óssea, pois temos dois pré-requisitos para evitar osteopenia e osteoporose:
1) Impacto
Permite maior atividade dos osteoblastos (qualidade óssea)
2) Exposição solar
Ativa a vitamina D (responsável pela absorção do cálcio para os ossos)
Entretanto, algumas orientações e cuidados devem ser tomados!
Nunca inicie o exercício sem orientação profissional após um longo período de sedentarismo. Uma avaliação cardiológica é fundamental.
Do ponto de vista da coluna vertebral, tenha em mente que o beach tennis é uma atividade que envolve muita flexão/ rotação do tronco e agachamentos. Esses movimentos são muito bons para a mobilidade da coluna em indivíduos que apresentam boa musculatura de suporte (CORE e paravertebral).
No entanto, em pacientes com musculatura inadequada, pode ocorrer uma sobrecarga excessiva diretamente nos discos intervertebrais (amortecedores entre as vértebras) e/ ou ligamentos (estabilizadores ósseos). Isso pode causar dor local e/ou irradiada, geralmente após o exercício (quando a musculatura relaxa) ou acarretar eventuais problemas como:
Por isso, para uma prática saudável e sem lesões, procure fazer sempre um bom fortalecimento muscular em paralelo (personal, academia, pilates, fisioterapia, etc) e na presença de sintomas ou maiores complicações, procure um médico especialista em coluna.
E não menos importante: procure aquecer a musculatura antes de iniciar a partida!
Para dúvidas e mais esclarecimentos, agende uma consulta.
Publicações científicas sobre o assunto: Sociedade Brasileira de Coluna – https://www.coluna.com.br/ AO SPINE – https://aospine.aofoundation.org/ Sociedade norte americana de cirurgia de coluna – https://www.spine.org/
Nenhum comentário