Beach Tennis e Lesões na Coluna

BEACH TENNIS E LESÕES NA COLUNA

Beach Tennis e Lesões na Coluna

 

O Beach Tennis é um excelente exercício do ponto de vista cardiovascular e ortopédico.

Ele permite um significativo gasto de energia pois, além do caráter de movimentação em “explosão”, é jogado na areia fofa, aumentando a queima calórica.

Quando pensamos na parte ortopédica, é um esporte que permite ampla movimentação de diversas articulações (coluna, membros superiores e inferiores), trabalhando a musculatura e sistema osteoligamentar como um todo.

Adicionalmente, é uma importante prática para manter a massa óssea, pois temos dois pré-requisitos para evitar osteopenia e osteoporose:

1) Impacto

Permite maior atividade dos osteoblastos (qualidade óssea) 

2) Exposição solar

Ativa a vitamina D (responsável pela absorção do cálcio para os ossos) 

Entretanto, algumas orientações e cuidados devem ser tomados!

Nunca inicie o exercício sem orientação profissional após um longo período de sedentarismo. Uma avaliação cardiológica é fundamental.

Do ponto de vista da coluna vertebral, tenha em mente que o beach tennis é uma atividade que envolve muita flexão/ rotação do tronco e agachamentos. Esses movimentos são muito bons para a mobilidade da coluna em indivíduos que apresentam boa musculatura de suporte (CORE e paravertebral).

No entanto, em pacientes com musculatura inadequada, pode ocorrer uma sobrecarga excessiva diretamente nos discos intervertebrais (amortecedores entre as vértebras) e/ ou ligamentos (estabilizadores ósseos). Isso pode causar dor local e/ou irradiada, geralmente após o exercício (quando a musculatura relaxa) ou acarretar eventuais problemas como:

Por isso, para uma prática saudável e sem lesões, procure fazer sempre um bom fortalecimento muscular em paralelo (personal, academia, pilates, fisioterapia, etc) e na presença de sintomas ou maiores complicações, procure um médico especialista em coluna.

E não menos importante: procure aquecer a musculatura antes de iniciar a partida!

Para dúvidas e mais esclarecimentos, agende uma consulta.

Publicações científicas sobre o assunto:

Sociedade Brasileira de Colunahttps://www.coluna.com.br/

AO SPINE – https://aospine.aofoundation.org/

Sociedade norte americana de cirurgia de coluna – https://www.spine.org/
Nenhum comentário

Comentar