Entenda sua coluna

Atendimento

Segunda à sexta - 8:00 às 18:00

Tel: (11) 3459-2128

              (11) 99960-1592   

contatolucianopellegrino@gmail.com

Sua coluna é formada por vértebras (ossos), discos, medula (nervos), ligamentos e músculos. Uma lesão ou doença na coluna pode afetar um ou mais desses componentes.

 

A coluna vertebral

Ela apresenta normalmente um formato em “S”, composto por um conjunto de vértebras (ossos). A sua coluna apresenta as seguintes funções:

  • Proteger a medula espinhal e raízes nervosas
  • Suportar o seu corpo
  • Permitir movimento ao seu corpo (girar, inclinar, correr ou pular)

A flexibilidade ou elasticidade da sua coluna está presente desde o crânio até o osso da bacia. Esses ossos da coluna (vértebras) são interligados e protegem a medula e os nervos, que estão presentes dentro da coluna.
As vértebras são estruturas ósseas arredondadas e são conectadas entre elas através de músculos e ligamentos.
Sua coluna é dividida em 5 regiões:

  • Cervical: localizada no pescoço, é constituída por 7 vértebras pequenas (chamadas de C1, C2, até C7). Elas mantem o peso da cabeça e permitem o movimento do pescoço. Suas vértebras cervicais juntas apresentam uma leve curvatura para trás, o que é chamado de “lordose”.
  • Torácica: localizada no meio das suas costas, são 12 vértebras maios que as cervicais (T1, T2, até T12). Mantém o peso do seu tórax e são conectadas nas costelas. O conjunto dessas vértebras torácicas faz uma pequena curva para fora, chamada de “cifose”.
  • Lombar: localizada no final das costas, é formada pelas maiores vértebras da coluna. São 5 vértebras (L1, L2, até L5).
  • Sacro: é formado por 5 vértebras fundidas, localizado entre os ossos do quadril.
  • Cóccix: são 4 vértebras fundidas no final da sua coluna.

As vértebras movimentam-se entre si, através de “juntas” (articulações) que chamamos de “facetas”.

 

Discos

Os discos funcionam como “amortecedores” entre as vértebras e são compostos por água (70%) e proteínas, permitindo absorver o impacto e ajudar no movimento da coluna.

Na figura abaixo é possível observar o desgaste natural do disco ao longo dos anos, levando à ruptura de seu envoltório (ânulo fibroso) e extravasamento do seu núcleo (hérnia de disco).

 

 

Medula espinhal e nervos

Sua coluna contem a medula espinhal no centro com nervos que carregam as mensagens do cérebro para os braços e as pernas. Esses nervos agrupados saem da medula espinhal como "raízes" através de orifícios chamados de “foramens” e chegam nos braços e pernas proporcionando o movimento e a sensação (sensibilidade, dor, temperatura).

 

Ligamentos e músculos

Os ligamentos são como “cordões” que ligam as vértebras e protegem os discos, nervos e o alinhamento da coluna.

Os músculos ajudam a manter as suas costas “firmes”, diminuindo o desgaste da coluna e dos discos.

Através de exercícios para as costas e para o abdome, você pode mexer sua coluna  sem desgastá-la. Quando os músculos não estão fortalecidos, eles podem gerar dor através de espasmos (contraturas). Além disso, seus discos e coluna ficarão sobrecarregados, levando a dor.

CIRURGIA DA COLUNA