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  • Dicas para uma Coluna Saudável

     

     

    A presença de dor ou queixas na coluna vertebral nunca deve ser considerada como uma situação normal. Confira aqui as principais dicas para uma coluna saudável:

     

    1) Postura:

    Uma postura adequada no dia-a-dia é fundamental. Na maior parte do tempo acabamos relaxando com a postura no trabalho, em casa ou no lazer. Algumas horas diárias em posição inadequada podem causar problemas e dor na coluna em poucos meses. 

    Verifique de hora em hora sua postura quando na posição sentada. Clique aqui para mais dicas de postura.

     

    2) Exercícios regulares:

    A prática regular de exercícios é recomendada para manter o tônus da musculatura que envolve a coluna, evitar lesões osteo-articulares e disco-ligamentares. As musculaturas CORE e paravertebral são os pilares principais para manutenção de uma coluna saudável. Além disso, a prática de exercícios regulares é importante para manter uma boa capacidade cardio-respiratória. Saiba mais sobre Exercícios para Coluna.

     

     

    3) Cuide do seu peso:

    Grande parte das patologias degenerativas da coluna vertebral estão associadas ao aumento de peso. A diminuição da relação massa magra/gordura afeta diretamente a pressão e sobrecarga que os discos intervertebrais sofrem. A mudança no centro de gravidade ocasionada pelo excesso de peso também pode alterar o alinhamento normal da coluna vertebral. Muitos indivíduos conseguem alívio dos sintomas dolorosos apenas com a redução do peso corporal.

     

    4) Não ao tabagismo:

    O cigarro contém substâncias químicas que diminuem a chegada de nutrientes aos ossos e discos intervertebrais. As vértebras de indivíduos tabagistas são mais susceptíveis à osteoporose e fraturas, além dos discos sofrerem um desgaste mais acelerado. Tudo isso pode gerar dor e patologias na coluna vertebral.

     

    5) Durma bem:

    Uma boa noite de sono é fundamental. É nesse momento que as estruturas ósseas, articulares, ligamentos, discos e tecido neurológico podem repousar e se recuperar de um dia intenso suportando toda a estrutura da coluna vertebral. Procure dormir na posição de lado ou de barriga para cima.

    A posição de bruços não respeita as curvaturas fisiológicas da coluna vertebral, além de manter a coluna cervical rodada. O momento de deitar e dormir deve ser respeitado, portanto evite assistir televisão nessa posição, o que pode predispor a problemas cervicais no futuro.

    Saiba mais dicas sobre travesseiro e colchão.

     

    6) Alimente-se bem:

    É muito importante uma alimentação saudável. Uma coluna saudável não está relacionada apenas à atividade física e postura. O que você come é fundamental.

    Alguns nutrientes fundamentais para os ossos, ligamentos, músculos, discos e nervos estão presentes em alimentos frescos, frutas, verduras e proteínas de alto valor biológico. O acompanhamento nutricional com profissional especializado é muito importante.

       

    7) Controle seu estresse:

    Os processos dolorosos em geral, não apenas na coluna vertebral, aumentam significativamente na presença de estresse. O estresse aumenta a contratura da musculatura paravertebral e libera mediadores químicos que aumentam a sensibilidade à dor. Os locais mais comuns de dor são a coluna cervical e coluna lombar. Saiba mais sobre Dor Cervical e Dor Lombar.

     

     

    Procure orientação de um profissional especializado ou especialista em coluna antes de iniciar atividades físicas ou quando há qualquer tipo de sintoma e dúvida.

     

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